Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?
- Assistência técnica (ATER)
- Estrutura de operação
- Formação e Capacitação
- Pessoal
- Outro
Qual ou quais outro(s)?Financiamento
Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas
acima.
ATER - engenheiro agrônomo da minha cidade não sabia sequer o que era agroecologia, logo não existência de Assistência técnica qualificada é uma das barreiras.
Estrutura em operação - não há cadeias desenvolvidas e a região atua exclusivamente com monocultura de Banana e Palmito o que dificulta desenvolver canais e cadeias para produzir, distribuir e vender.
Formação e Capacitação- Inexistência de pessoas capacitasse para desenvolver atividade
Pessoal - No campo em todo lugar não há mão de obra, e as existentes não querem um modelo diferente de parceria querem apenas ser empregados com remuneração precarizada, preferem isso a possibilidade de se tornarem parceiros de projetos inteiros. Isso também é um processo cultural.
Indique as principais demandas e necessidades da experiência.
- Capacitação e cursos
- Políticas públicas
- Troca de experiências
- Projetos de pesquisa
- Acesso a tecnologias sociais
- Assistência técnica
Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.
Bem em alguns lugares como não existem experiências no setor tudo falta, logo os apontamentos anteriores valem para esse também
Mas vale a pena comentar a questão da política pública. O retorno Agroflorestal é de longo prazo, assim as políticas públicas devem levar isso em consideração o que não ocorre hoje falamos de políticas e financiamentos para promover a fixação digna do homem ao campo Isso se dará apenas com transferência de conhecimento tecnologia e incentivo aos municípios e financiamento aos empreendedores sociais
Embora existam pesquisas, elas devem ampliar o seu escopo, pois esse modelo de produção ainda é muito experimental por tentativa e erro. O conhecimento aplicado em estudo científico certamente trará mais fluidez no desenvolvimento das culturas e do próprio modelo, seja na agricultura na pecuária e ensino agriflorestal.
Caso queira abordar mais algum assunto que não foi perguntado no formulário, faça-o aqui:
Nesse momento é importante converter as experiências em andamento em estudos e incentiva-lós para que sirvam de modelo para que outros também decidam fazê-lo.
Importante abordar temas como a água e a sustentabilidade perene do modelo,