Feira Viajante do Alimento e Conhecimento


Feira sem destino pré-definido composta por camponeses, artesãos e afins com o objetivo de ofertar produtos regionais e com origem de base ecológica. O conhecimento se faz presente pela valorização do diálogo com os feirantes, oficinas, palestras e outras modalidades de comunicação que ocorram de forma coletiva. A feira viajante é destinada à comercialização de produtos de base ecológica oriundos da região, por meio de venda direta. Tem por estratégia a ocorrência de forma migratória e ocasional, conectando diversos municípios onde os consumidores podem conhecer os produtores e um pouco da história produtiva e ecológica do Médio Paraíba. Está condicionada à realização de palestra, oficina, seminário ou qualquer outra forma de comunicação que facilite a integração entre população rural e urbana. É realizado pela sociedade civil sendo esta composta principalmente por agricultores e técnicos da Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro- ABIO em articulação com entidades governamentais ou não.  

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Médio Paraíba

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:articulação entre rural e urbano envolvendo cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

Qual(is) rede(s)?Outra

Qual outra?Articulação de Agroecologia Médio Paraíba do Sul- AAMPS

A experiência é principalmente de que categoria?Comércio, feira e outras formas de venda de produtos

Nome da organizaçãoArticulação de Agroecologia Médio Paraíba do Sul

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser principalmente identificada?Feira

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Coletiva/Comunitária

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?Espaço coletivo de comercialização

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Igualitário

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Igualitário

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 11 e 20

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?51 a 100

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Não

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta? Recursos financeiros

Indique as principais demandas e necessidades da experiência. Apoio na comercialização

Anexos

Anexo 1

Dimensões: 574px x 431px
Tamanho: 750930 bytes