Feira de Sementes Nativas e Crioulas e Produtos Agroecológicos de Juti


A Feira de Sementes Crioulas de Juti está na sua 16a  Edição em 2022, e foi criada com o objetivo de mostrar para a sociedade a produção e as estratégias de preservação das sementes dos agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária do sul do Mato Grosso do Sul. De inciativa da CPT - Comissão Pastoral da Terra, hoje a Feira conta com um grande número de parceiros realizadores e expositores, e na atualidade é liderada pela UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (Curso de Gestão Ambiental).
A Feira das Sementes Crioulas e Nativas e Produtos Agroecológicos em 2022 na sua 16a Edição, se tornou um marco para a Agricultura Familiar do Mato Grosso do Sul. Além da discussão inerentes as sementes, estratégias de preservação, criação de Banco de Sementes; a Feira consegue aliar as questões práticas do produtor e a academia com a participação de universidades e centros de pesquisas. A cada ano mais interessados se dispõem a participar, seja de praticamente todos os municípios do estrado do Mato Grosso do Sul, de alguns outros estados e tem participação de produtores e investigadores do país vizinho Bolívia.

Número da política (se houver)Lei 5.105 de 13 dezembro de 2017

População total do estado.2.839.188 hab. Estimativa IBGE 2021

População urbana2.097.238 hab Censo IBGE 2010

População rural351.786 hab Censo IBGE 2010

Estimativa de público beneficiário pela política estadual1000 famílias

Instrumento legal (ou ato normativo) que institui a políticaLei

Principal ente executor/gestorGoverno Federal

Principal ente financiadorGoverno Municipal

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Sim

Quais conselhos estaduais estão envolvidos na política pública?

  • Conselho Estadual de Educação
  • Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural

Qual a situação atual da política pública?Vigente (existe e possui estrutura pública para sua operação, mas seu orçamento é incerto)

Anexos