Feira da Agricultura Familiar de Triunfo-PE

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Feira da Agricultura Familiar de Triunfo-PE

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A Feira da Agricultura Familiar de Triunfo – PE, localizada no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, existe desde 2017, com apoio de parcerias firmadas com a Prefeitura Municipal, a ONG ADESSU Baixa Verde, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), o Sindicato Rural e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada.

A feira ocorre todas as sextas-feiras, das 6h às 11h, comercializando alimentos de origem vegetal e animal, artesanato e comidas típicas. O espaço funciona como um ponto de integração entre agricultores(as)/feirantes e os consumidores finais, o que contribui para a redução de perdas de alimentos e da emissão de CO₂ na atmosfera, ao encurtar o tempo e a distância entre a produção e a comercialização. Isso caracteriza um mercado de circuito curto de comercialização.

Além disso, a feira tem relevância para a segurança alimentar, a geração de trabalho e renda. Atualmente, conta com a participação de 24 agricultores(as) organizados em 14 barracas, sendo 63,6% mulheres e 36,4% homens, o que evidencia uma predominância feminina na condução das atividades da feira.

Estado da experiência:
Pernambuco (PE)

Município e Estado da experiência:
Triunfo (PE)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes)

Em que ano se iniciou a experiência?
2017

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento

Qual o destino da produção?
Autoconsumo, Comercialização

Quais as principais formas de comercialização?
Feira, PAA, PNAE

A experiência pode ser associada a quais temas?
Construção social de Mercados, Economia Solidária e outras economias

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Não

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água (Programa Cisternas), Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
não tem site

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@feira.af.triunfope

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
Não tem

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://agrariacad.com/wp-content/uploads/2024/07/Lucas-Israel-da-Silva-Santos.1-Extensao-rural.pdf
@feira.af.triunfope (tem vários vídeos apresentando a feira, as agricultoras e agricultores)