Feira da Agricultura Familiar da UFRRJ

A Feira da Agricultura Familiar começou em 2016, através do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, com o intuito de expandir canais de venda direta para os agricultores, comerciantes e artesãos da região da baixada fluminense e centro sul do Estado do Rio de Janeiro. Objetivos: aproximação da agricultura familiar local com a comunidade acadêmica, aumento da visibilidade dos agricultores dentro do município, garantia autonômica para o produtor, entre outros. Como resultados temos o aumento do faturamento dos agricultores, inclusão de mulheres em cargos de liderança, maior aproveitamento dos alimentos, aumento dos canais de venda, entre outros. O espaço da feira funciona dentro da UFRRJ com barracas e uniformes padronizados.

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Metropolitana

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:articulação entre rural e urbano envolvendo cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Não

A experiência é principalmente de que categoria?

  • Produção
  • Beneficiamento
  • Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa, extensão)
  • Comércio, feira e outras formas de venda de produtos
  • Iniciativa de incidência política e/ou execução de políticas públicas

A experiência tem certificação como produção orgânica?Sim, através de SPG (Sistema Participativo de Garantia)

Qual o destino da produção?

  • Autoconsumo
  • Comercialização

Quais as principais formas de comercialização?

  • Feira
  • Pontos de venda informal (barracas avulsas, venda em carro e na estrada)
  • Cestas agroecológicas e delivery
  • PAA - Programa de Aquisição de Alimentos
  • PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?Sim

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?Cozinha caseira

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser principalmente identificada?Feira

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?Projeto de extensão

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Associativa/Cooperativa

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?

  • Compra coletiva de insumos destinados à produção
  • Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência
  • Espaço coletivo de comercialização
  • Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo)
  • Compra coletiva de insumos destinados ao processamento
  • Finanças/Gestão de fundos
  • Sementes

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 21 e 50

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?51 a 100

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Sim

Quais políticas públicas?

  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
  • Lei da Agricultura Orgânica (Certificação)
  • Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
  • Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)
  • Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Recursos financeiros
  • Estrutura de operação e logística
  • Comunicação/Divulgação

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Projetos de pesquisa
  • Acesso a tecnologias sociais
  • Apoio na comercialização
  • Infraestrutura, insumos e outros recursos
  • Comunicação

Anexos

Tipo de anexoLink

Anexos

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