Feira Agroecológica da Freguesia



A Feira Agroecológica da Freguesia (FAFRE) foi criada em agosto de 2013. Ela faz parte do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas e surgiu a partir de uma demanda antiga dos moradores da Freguesia à  Associação de Moradores da Freguesia (AMAF) para a criação de uma feira orgânica no bairro. Em 2012, a partir de contatos com a SEDES (Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário) e a Rede Carioca de Agricultura Urbana, começaram os preparativos para a feira. Seus agricultores passaram por um curso de formação, no qual discutiram economia solidária, formação de preços, sistema participativo de garantia (certificação orgânica) e construíram o regimento da feira.
Diferente das outras feiras do Circuito, a maior parte dos seus feirantes são agricultores cariocas (de Vargem Grande, Taquara, ) e contam com a participação de agricultores da Região Metropolitana e Serrana.
Além de orgânica, a feira também se identifica com os valores da agroecologia. Seus agricultores e organizadores acreditam na feira como um espaço de valorização do pequeno agricultor familiar e urbano, que vende seu produto diretamente para o consumidor, que entende que o mercado não é apenas para gerar lucro, mas sim para permitir que os(as) agricultores(as) possam continuar sendo agricultores(as) ou vivendo da sua terra.”  Por extensão, a Feira da Freguesia, junto a outras feiras agroecológicas, são fundamentais para a manutenção da agricultura carioca, para o acesso da população a alimentos saudáveis e como espaços sociais democráticos de ocupação da cidade. 
Em março de 2020, com o surgimento da pandemia de covid-19, os agricultores da Feira em parceria com equipe de pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em Ambiente, Território e Sistemas Agroalimentares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (NEATS/UFRRJ) e AMAF deram início à experiência de organização de uma entrega coletiva de cestas em domicílio.  
Um associado da AMAF havia organizado o site “Onde Moro” para divulgação do comércio local do bairro.  Diante das dificuldades enfrentadas pela FAFRE com a chegada da pandemia, ele se disponibilizou a organizar uma página no site com a divulgação semanal das feiras. Inicialmente, eram apresentadas três opções de cestas, com a disponibilização de um canal de whatsapp e posteriormente, este mesmo associado propôs a utilização de um aplicativo gratuito para a oferta de alimentos da feira.  Este aplicativo permite que os consumidores possam escolher livremente suas cestas, calcula o valor, disponibiliza o pedido em pdf e fornece relatórios de quantidades, facilitando a tarefa dos organizadores das cestas, ainda que a etapa final do processo seja no whatsapp. Esta experiência  continua ativa e tem se mostrado importante ferramenta para fortalecer os agricultores, a feira como um todo e alargar seu alcance territorial.  O uso do e-commerce portanto é uma estratégia que pode se somar às praças de mercado, permitindo lidar melhor com a concorrência e os processos anteriores e posteriores à comercialização. 
Quanto aos desafios, a Feira tem enfrentado uma queda no número de consumidores e por conseguinte, tem dificuldades para garantir a presença de feirantes de regiões mais distantes, tais como da Região Serrana, que contribuem para maior diversidade de produtos na feira.  Na atualidade, a feira conta apenas com agricultores cariocas.  Também não há apoio do poder público municipal, exceto a autorização para uso do espaço público. Os recursos disponíveis do coletivo para reforma de barracas, lonas e caixas são muito pequenos. Já o delivery coletivo necessita de uma grande dedicação para a realização de tarefas de comunicação com consumidores, feirantes, montagem das cestas, balanço, recebimento de recursos e pagamento aos feirantes.  O grupo de feirantes neste momento busca pensar meios de garantir meios para que essas atividades sejam remuneradas e estáveis.

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Metropolitana

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

Qual(is) rede(s)?

  • Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)
  • Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU)

A experiência é principalmente de que categoria?Comércio, feira e outras formas de venda de produtos

Nome da organizaçãoRede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU)

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser principalmente identificada?Feira

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Coletiva/Comunitária

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?Finanças/Gestão de fundos

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?1 a 20

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Sim

Quais políticas públicas?

  • Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana
  • Lei da Agricultura Orgânica (Certificação)

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Sim

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Gestão interna e pessoal
  • Assistência técnica
  • Comunicação/Divulgação
  • Formação e capacitação
  • Recursos financeiros
  • Estrutura de operação e logística

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Apoio na comercialização
  • Eventos e mutirões
  • Comunicação
  • Infraestrutura, insumos e outros recursos

Anexos

Anexo 1

Anexo 1

Dimensões: 514px x 350px
Tamanho: 455879 bytes