Farofa do Cerrado
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Farofa do Cerrado
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O desenvolvimento de um alimento da sociobiodiversidade com grupo de mulheres e extrativista das comunidades quilombolas da Chapada dos Veadeiros. Foi criado um Instagram com vídeos das comunidades e do processo de formulação das receitas (@farofadocerrado). Também desenvolvido toda identidade visual, embalagem e rótulos. Ao final do projeto foi escrito um plano de negócios para a comercialização do produto e acesso aos mercados e compras públicas e institucionais. O projeto foi financiado pela FAPEG e Fundação Boticário e executado pelo IFG em parceria com as Associações Quilombolas do Moinho, Forte e Kalunga (Diadema e Engenho II).
Estado da experiência:
Goiás (GO)
Município e Estado da experiência:
Alto Paraíso de Goiás (GO)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2022
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento
Qual o destino da produção?
Comercialização
Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Grupos de consumo e CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), Pontos de venda fixos (lojas, quitandas, etc), restaurantes e outras instituições privadas, Pontos de venda eventuais (barracas avulsas, venda em carro e na estrada), PAA, PNAE
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Mulheres e Feminismos, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Aumento da temperatura, Erosão do solo, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Sementes, Florestas, Matas, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Conservação do solo, Plantio de árvores e reflorestamento
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram
Indique o link do site:
@farofadocerrado
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
Farofa do cerrado
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência