Farmácia Viva


Visa o estudo sobre o uso de plantas medicinais, organização de um banco de dados e escolha das espécies vegetais com potencial terapêutico a serem cultivadas na horta, baseado nos estudos etnográficos realizados com a população e na listagem da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS) e da Relação Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (RENAFITO). Foram realizados cursos de orientação em saúde para profissionais e população local, e cursos para agricultoras(es) da região com objetivo de fomentar a produção de plantas medicinais pela agricultura familiar. Ainda, foi criado um laboratório para beneficiamento de plantas medicinais e fomento às práticas interdisciplinares com as escolas do Município. A ação integrou professores e alunos do curso de farmácia da UFRJ – Campus Macaé com a comunidade do município de Rio das Ostras, especialmente mulheres.

Caracterização territorial/geográfica

Bioma relacionado.Mata Atlântica

RegiãoSudeste

População total do município.105676

População rural5771

População urbana99905

Perfil geral da Experiência

Tipo de iniciativaAção, política ou programa governamental que apoia diretamente agricultores/as, grupos, coletivos e iniciativas da sociedade (PPAA)

Principal ente financiadorFederal (F)

Principal ente executor/gestor

  • Municipal (M)
  • Federal (F)

Temas do projeto Municípios Agroecológicos

  • Construção do conhecimento agroecológico
  • Produção e uso de plantas medicinais e práticas integrativas de saúde

Caracterização básica da experiência

A iniciativa segue em curso?Não

Período de execução (mês/ano)De 2014 a 2017

Estimativa de público beneficiárioNão informado

Link com materiais de referênciahttps://redesfito.far.fiocruz.br/index.php/noticias/119-implantacao-de-farmacia-viva-em-rio-das-ostras