Experiência ecológica de cítricos e palmeira juçara.

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Experiência ecológica de cítricos e palmeira juçara

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Iniciamos um reflorestamento com agroecologia em 2015, hoje temos pomares de cítricos e de palmeira juçara, a área é de 1 hectare e meio

Estado da experiência:
Santa Catarina (SC)

Município e Estado da experiência:
Praia Grande (SC)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2015

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Outro

Qual outro?
implementação de SAFs

A experiência pode ser associada a quais temas?
Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Familiar

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Educadoras/es e professoras/es

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Caixas cheias (recuperação e manejo de brejos e áreas alagadas), Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
@camping_casa_da_grota

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@camping_casa_da_grota

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação