Experiência de educação do campo, técnico em agropecuária integrado ao ensino médio com a metodologia da Pedagogia da Alternância.
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Experiência de educação do campo, técnico em agropecuária integrado ao ensino médio com a metodologia da Pedagogia da Alternância.
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Desenvolve a formação de técnico em agropecuária integrada ao ensino médio via a Pedagogia da Alternância e com base nos princípios da Agroecologia com jovens, filhos/as de Agricultura Familiares na região do Vale do Rio Pardo, onde os jovens permanecem uma semana na escola em regime de internato e outra na propriedade da família, aplicando os conhecimentos, realizando pesquisas e experimentos voltados a produção de alimentos sem agrotóxicos, levantamento, multiplicação e conservação de sementes crioulas, feira pedagógica e articulação com cooperativas e na luta por políticas públicas de educação do campo e agroecologia.
Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)
Município e Estado da experiência:
Santa Cruz do Sul (RS)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)
Em que ano se iniciou a experiência?
2009
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Outro
Qual outro?
Educação do Campo
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Políticas Públicas e fomento
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Perda de produção, Aumento das chuvas, Chuvas extremas, Deslizamento de áreas, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Erosão do solo
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
CAPA Santa Cruz e Ecovale - Organização de grupos ecológicos e produção, beneficiamento e comercialização de alimentos ecológicos.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Programa Ecoforte), Outra
Qual(is) outra(s)?
Fundeb e Fundação Banco do Brasil
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de revista
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Facebook, Rádio
Indique o link do site:
Não tem site
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/efasc_scs/
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/efasantacruz
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência