Experiência da Secretaria Agropecuária e da Pesca do município
A Secretaria Agropecuária e da Pesca do município, baseada nas experiências das organizações da sociedade civil, criou três departamentos dentro da sua estrutura: Agroecologia, Agropecuária e Máquinas, e formou uma Equipe Técnica Municipal de sete profissionais (dois de escritório e cinco de campo) para responder às demandas das comunidades. A partir de este exercício, a Secretaria tem desenvolvido ações, tais como: reuniões com associações comunitárias; visitas e assistência técnica agrícola e veterinária às/aos agricultoras/es do município; realização e entrega do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) às/aos agricultoras/es; criação e acompanhamento da Feira Agroecológica de Jacumã; reuniões com os Grupos de Mulheres Pescadoras de Mituaçu e o Grupo de Mulheres Pretas do Campo; elaboração do Programa de Aquisição de Alimentos estadual e municipal (PAA Estadual e Municipal) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); realização de ações de corte de terra, manutenção de estradas e escavação de tanques de piscicultura; desenvolvimento da campanha Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos do Conde de maneira conjunta com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Comissão de Produção Orgânica da Paraíba, a Feira Agroecológica de Jacumã, o Cine Andarilho de Jacumã e aproximadamente 150 estudantes e cerca de 20 servidores da escola da EMEIEF Deputado José Mariz; realização em parceria com Universidade Federal da Paraíba de um Diagnóstico Rural Participativo em dezesseis comunidades rurais, com o objetivo de obter informações para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; e reabertura do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), o qual estava sem funcionar desde 2011.