Espaço Preguiça (PE) e Floresta do Bode(CE)
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Espaço Preguiça (PE) e Floresta do Bode(CE)
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
"As experiências do Espaço Preguiça e da Floresta do Bode representam ações coletivas voltadas à recuperação ambiental, produção agroecológica e fortalecimento comunitário em seus respectivos territórios.
O Espaço Preguiça, localizado na Comunidade do Engenho Ipiranga, no Cabo de Santo Agostinho (PE), atua desde 2021 na recuperação de uma área de 3 hectares anteriormente usada como canavial. O local se tornou um espaço de experimentação agroecológica, com o objetivo de disseminar saberes e práticas sustentáveis na comunidade e articular agricultores e agricultoras por meio da Rede pela Transição Agroecológica do município.
Já o Espaço Floresta do Bode, situado em Lavras da Mangabeira (CE), é um coletivo que atua desde 2010 em uma área de 22 hectares com rica biodiversidade, onde coexistem espécies características da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. O espaço é dedicado à produção agroecológica, conservação da natureza e também ao acolhimento e desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas à educação ambiental no território."
Estado da experiência:
Ceará (CE)
Município e Estado da experiência:
Lavras da Mangabeira (CE)
Abrangência da experiência:
Regional Interestadual - até 4 estados
Quais estados esta experiência abrange?
CE, PE
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2010
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação da agrobiodiversidade (banco de sementes e viveiros)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Manejo dos Agroecossistemas, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Outra
Qual outra?
Coletivo de amigos e amigas
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Educadoras/es e professoras/es, Neorrurais
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Erosão do solo, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Açudes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Manejo de solo, Fossa bananeira, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Articulação em Rede
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://florestadobode.blogspot.com/
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@zeivosousa e @rede_agroecologicacabo
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
IvoSousa
Indique o link do YouTube:
DOCsertão - Zé Ivo Sousa
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://youtu.be/Jp0Mau5hedo?si=El28hD70Hg6qbM1H
https://youtu.be/5_BHyKQ4Cm4?si=pAQBA-ewt1IqaYFc
https://youtu.be/wtFhz1uzsw8?si=fVbyq4pX-LwCGqFa
https://youtu.be/r8ad1O7uSao?si=7z3FTxqSZkRubX1y
https://youtu.be/i_htiuy8HhM?si=SzDWPeGbSua8ifzx
https://youtu.be/IseezpQ6vMM?si=o2gwPR-P6VMcs5sl
https://youtu.be/UYZREv4M7Us?si=XdwzEexz0f_QfnCc