Espaço Agroecológico da Várzea
Espaço Agroecológico da Várzea (EAV), foi fruto da parceria entre um grupo de moradores/as do Bairro da Várzea, na periferia de Recife/PE e agricultores/as familiares, residentes em contextos rurais do interior do Estado, para construção coletiva de estratégias de promoção do consumo sustentável e da comercialização de produtos ecológicos, alinhados a uma perspectiva crítica em Direitos Humanos.
O EAV tem como missão produzir estratégias político-pedagógico de promoção de consumo consciente e de diálogos sobre alimentação saudável, produção ecológica, preservação do meio ambiente e direitos humanos e sociais, envolvendo consumidores/as e produtores/as. Como também promover a comercialização de alimentos saudáveis que visam a promoção da segurança alimentar e qualidade de vida dos consumidores do bairro da Várzea e adjacências.
Desde o início da PANDEMIA que iniciamos um processo de enfrentamento à COVID, elaborando um cardápio semanal divulgado nas redes para facilitar à comecialização das atividades e não parar a comercialização. Todos os nosso produtores estão equipados com meios de segurança e proteção de enfrentamento ao COVID( Máscarás, alcool em gel, e equipamentos de segurança e proteção que garantam à saúde dos agricultores, como também dos consumidores que frequentam nosso espaço.
A constituição do Espaço Agroecológico que contempla a criação da Barraca Paulo Freire, ela abre discussão para discussão de segurança e soberania alimentar, alimentação saudável, discussões sobre essas temáticas e temas afins, diálogo com os consumidores.
Realizamos práticas integrativas, rodas de dança circular, yoga, medição.
Intercâmbio - aproximação campo cidade, onde fomos visitar os agricultores e conhecer à sua produção, entender como o alimento