Escola Verde com Afeto


O projeto Escola Verde com Afeto já caminha para sua terceira edição na perspectiva de mobilizar comunidades de baixa renda a substituir pontos irregulares de lixo e entulho no entorno de escolas públicas em jardins coletivos. As escolas em questão assumem o papel de articuladoras comunitárias locais e mobilizam lideranças, comerciantes, familiares de estudantes, instituições públicas presentes no bairro, entre outros grupos, a ser atores nesse processo de transformação. A gestora de resíduos do município é convocada como parceira do projeto, e assume a necessidade de reprogramar sua coleta e remanejar ou retirar contêineres distribuídos no entorno de escolas, contribuindo dessa forma para que esses pontos não sejam formalizados e tenham mais chance de se extinguir. 
Na primeira edição, o Escola Verde mobilizou a transformação no entorno de seis escolas, que até hoje mantém seus jardins e que já sinalizam bons resultados. No Centro de Educação Infantil Waldeck Ornellas, do bairro Fazenda Grande I/ Cajazeiras, mães falam que seus filhos pararam de ter alergias. Em geral, o mau cheiro deixa de chegar a muitas salas e ao espaço do recreio das escolas. Instituições que tinham invasão de ratos vêem melhoras nesse aspecto. A criação dos jardins no entorno da escola criou conexão das instituições - representada por professoras, gestoras e estudantes - com comerciantes de rua, criando novas relações e afeto, parceria, respeito e, portanto, bem-estar também para a saúde mental.
O Intercâmbio Casa Cidades permitiu a partilha de experiências de duas organizações (A Cidade Precisa de Você (SP) e Horta Inteligente (RJ) com as comunidades das seis escolas. 
E a segunda fase do projeto, apoiada pelo Movimento Bem Maior, realizou ocupação dos espaços transformados com oficinas de Minhocário, Jardinagem, Separação de Resíduos, Direito à Cidade e Alimentação Saudável, e selecionou mais 12 escolas com pontos irregulares de lixo e entulho em seu entorno para realizar a transformação. Estão em fase de planejamento.
A terceira fase terá a criação, junto das 18 escolas do projeto, de um projeto de lei popular de arborização e extinção de pontos de lixo do entorno de escolas públicas de Salvador.

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Não, a experiência já vinha acontecendo e continua durante a pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaSaneamento

Componente do saneamentoDestino adequado de resíduos sólidos (exemplo: compostagem, reciclagem, etc)

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Se há um sexo com maior participação, indique Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Parda
  • Branca
  • Preta

Se há uma cor ou raça com maior participação, indiquePreta

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 15 a 29 anos

Quais outras/os?Gestoras escolares, lideranças comunitárias, famílias de áreas periféricas urbanas

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Águas e saneamento

  • Outra
  • Gestão de resíduos

Qual outra?criação de jardins coletivos e comestíveis

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Compostagem
  • Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
  • Outra

Qual outra?jardins comestíveis coletivos

Outras práticas não especificadas nas opções anteriores Mesas coletivas com preparos de alimentos saudáveis

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?Outro

Qual outro estímulo à adoção desta prática?Exercício do Direito à Cidade e da autonomia cidadã

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiqueOutra

Qual outra?Política Nacional dos Resíduos Sólidos

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Outra
  • Racismo

Qual outra?transição da gestão pública de órgãos parceiros

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoSalvador

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambientalMoradores/as em periferias, ocupações ou favelas

Atividade(s) geradora(s) do conflitoAterros sanitários, incineradores, lixões e usinas de reciclagem

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Falta de saneamento básico
  • Urbanização desordenada
  • Poluição do solo

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Acidentes
  • Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos
  • Outro
  • Doenças transmissíveis
  • Contaminação química

Qual outro?depressão

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Site
  • Twitter
  • Whatsapp/Telegram
  • Facebook/Messenger
  • Instagram
  • Outra

Qual outra?Imprensa

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?Gostaríamos de conhecer melhor a proposta para pensar nisso.