O projeto Escola Verde com Afeto já caminha para sua terceira edição na perspectiva de mobilizar comunidades de baixa renda a substituir pontos irregulares de lixo e entulho no entorno de escolas públicas em jardins coletivos. As escolas em questão assumem o papel de articuladoras comunitárias locais e mobilizam lideranças, comerciantes, familiares de estudantes, instituições públicas presentes no bairro, entre outros grupos, a ser atores nesse processo de transformação. A gestora de resíduos do município é convocada como parceira do projeto, e assume a necessidade de reprogramar sua coleta e remanejar ou retirar contêineres distribuídos no entorno de escolas, contribuindo dessa forma para que esses pontos não sejam formalizados e tenham mais chance de se extinguir. Na primeira edição, o Escola Verde mobilizou a transformação no entorno de seis escolas, que até hoje mantém seus jardins e que já sinalizam bons resultados. No Centro de Educação Infantil Waldeck Ornellas, do bairro Fazenda Grande I/ Cajazeiras, mães falam que seus filhos pararam de ter alergias. Em geral, o mau cheiro deixa de chegar a muitas salas e ao espaço do recreio das escolas. Instituições que tinham invasão de ratos vêem melhoras nesse aspecto. A criação dos jardins no entorno da escola criou conexão das instituições - representada por professoras, gestoras e estudantes - com comerciantes de rua, criando novas relações e afeto, parceria, respeito e, portanto, bem-estar também para a saúde mental. O Intercâmbio Casa Cidades permitiu a partilha de experiências de duas organizações (A Cidade Precisa de Você (SP) e Horta Inteligente (RJ) com as comunidades das seis escolas. E a segunda fase do projeto, apoiada pelo Movimento Bem Maior, realizou ocupação dos espaços transformados com oficinas de Minhocário, Jardinagem, Separação de Resíduos, Direito à Cidade e Alimentação Saudável, e selecionou mais 12 escolas com pontos irregulares de lixo e entulho em seu entorno para realizar a transformação. Estão em fase de planejamento. A terceira fase terá a criação, junto das 18 escolas do projeto, de um projeto de lei popular de arborização e extinção de pontos de lixo do entorno de escolas públicas de Salvador.
2. Duração da experiência
Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)?
Não, a experiência já vinha acontecendo e continua durante a pandemia
3. Identificação do tipo experiência
Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim
Selecione o tipo de experiênciaSaneamento
Componente do saneamentoDestino adequado de resíduos sólidos (exemplo: compostagem, reciclagem, etc)
4. Sujeitos
Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim
Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
Masculino
Feminino
Se há um sexo com maior participação, indique
Feminino
Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência
Parda
Branca
Preta
Se há uma cor ou raça com maior participação, indiquePreta
Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
De 15 a 29 anos
De 30 a 60 anos
Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 15 a 29 anos
Quais outras/os?Gestoras escolares, lideranças comunitárias, famílias de áreas periféricas urbanas
6. Localização e abrangência espacial
Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)?
Não
7. Práticas em saúde e agroecologia
Águas e saneamento
Outra
Gestão de resíduos
Qual outra?criação de jardins coletivos e comestíveis
Outras práticas não especificadas nas opções anteriores
Mesas coletivas com preparos de alimentos saudáveis
Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência?
Sim
O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?Outro
Qual outro estímulo à adoção desta prática?Exercício do Direito à Cidade e da autonomia cidadã
8. Políticas públicas
Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiqueOutra
Qual outra?Política Nacional dos Resíduos Sólidos
9. Resistências e ameaças
Algo ameaça esta experiência?
Outra
Racismo
Qual outra?transição da gestão pública de órgãos parceiros
Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim
Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoSalvador
Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambientalMoradores/as em periferias, ocupações ou favelas
Atividade(s) geradora(s) do conflitoAterros sanitários, incineradores, lixões e usinas de reciclagem
Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)
Falta de saneamento básico
Urbanização desordenada
Poluição do solo
Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito
Acidentes
Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos
Outro
Doenças transmissíveis
Contaminação química
Qual outro?depressão
A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)?
Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito
11. Estratégias de Comunicação e Anexos
Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?
Site
Twitter
Whatsapp/Telegram
Facebook/Messenger
Instagram
Outra
Qual outra?Imprensa
12. Redes em saúde e agroecologia
De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?Gostaríamos de conhecer melhor a proposta para pensar nisso.