Escola Família Agrícola Dom Fragoso

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Escola Família Agrícola Dom Fragoso

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Educação do Campo;
Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido;
Pedagogia da Alternância;
Educação em Agroecologia;
Formação Integral;
Juventude Camponesa;
Curso Técnico em Agropecuária.

Estado da experiência:
Ceará (CE)

Município e Estado da experiência:
Independência (CE)

Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2001

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Grupo de estudantes

A experiência pode ser associada a quais temas?
Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Biodiversidade e Bens Comuns, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Agricultores/as não-familiares, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Comunidade LGBTQIAPN+, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Grupos atingidos por grandes empreendimentos, Integrantes de instituições religiosas, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Juventudes, Movimentos sociais, Pescadoras/es e outros povos das águas, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas, Sindicalistas

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Caatingueiros, Comunidades quilombolas, Pescadores artesanais, Povos indígenas

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Potiguara, Tabajara

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Aumento da temperatura, Erosão do solo, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de plantas espontâneas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Não é possível aferir

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fogões ecológicos, Compostagem, Biodigestor com produção de biogás, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Energia solar, Armazenamento e uso de gás metano

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de revista, Produção de artigos acadêmicos, Produção de livro ou cartilha

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
https://escolafamiliagricoladomfragoso.blogspot.com/

Indique o e-mail institucional:
efadomfragosoi@gmail.com

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/efadomfragoso/

Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@efadomfragosoindependencia4349

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Contribui (ou contribuiu) com as ações de elaboração de políticas públicas, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos