
Escola de formação para jovens agricultores e agricultoras de comunidades rurais Amazônica
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Escola de formação para jovens agricultores e agricultoras de comunidades rurais Amazônica
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A Escola ECRAMA é uma escola de educação para a vida e o trabalho no campo que, desde o ano 2000, vem construindo parcerias com organismos governamentais, não governamentais e movimentos sociais para a difusão da agroecologia em suas dimensões produtiva, socioeconômica e político-organizativa no território do Nordeste Paraense e em outros estados da Amazônia.
A ECRAMA, por sua vez, impulsiona o associativismo em rede, visando ao fortalecimento da agricultura camponesa e suas organizações, ofertando e articulando cursos de capacitação, intercâmbio de informações técnicas e assessoria para gestão e administração de associações, cooperativas e grupos não formais do campo e da cidade.
Em interface com a agroecologia, promovemos a Economia Solidária, apoiando feiras agroecológicas municipais e territoriais e circuitos curtos de comercialização, conectando produtores e consumidores com princípios e práticas de comércio ético, justo e solidário.
Estado da experiência:
Pará (PA)
Município e Estado da experiência:
Santa Luzia do Pará (PA)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Augusto Corrêa (PA), Boa Vista do Gurupi (MA), Bragança (PA), Cachoeira do Piriá (PA), Cametá (PA), Irituia (PA), Mãe do Rio (PA), Nova Timboteua (PA), Paragominas (PA), São Domingos do Capim (PA), Viseu (PA)
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2000
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Outro
Qual outro?
Educação em agroecologia e redes socioeconomicas
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultores/as não-familiares, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Caboclos, Comunidades quilombolas, Extrativistas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc)
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Tração animal
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Promovendo encontros nas comunidades, desenvolvendo práticas de manejo agroecológico, participando das formações promovidas pela ECRAMA e em eventos congêneres.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Outra
Qual(is) outra(s)?
atualmente a nenhuma das citadas acima
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Rádio, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
amazoniaemrede
Indique o e-mail institucional:
educaecrama@hotmail.com
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@ecrama.educa
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
xx
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Outros
Qual outro?
Realizar parcerias.
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/3869
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/download/7180/5169/30752
https://agritrop.cirad.fr/599142/1/Sa_EtAl_CBA_2020.pdf
https://www.fundacaoeducadora.com.br/fec/index.php/conteudo/item/2812-ecrama-promove-curso-de-agroecologia-e-cidadania
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: