Escola de formação para jovens agricultores e agricultoras de comunidades rurais Amazônica

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Escola de formação para jovens agricultores e agricultoras de comunidades rurais Amazônica

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A Escola ECRAMA é uma escola de educação para a vida e o trabalho no campo que, desde o ano 2000, vem construindo parcerias com organismos governamentais, não governamentais e movimentos sociais para a difusão da agroecologia em suas dimensões produtiva, socioeconômica e político-organizativa no território do Nordeste Paraense e em outros estados da Amazônia.

A ECRAMA, por sua vez, impulsiona o associativismo em rede, visando ao fortalecimento da agricultura camponesa e suas organizações, ofertando e articulando cursos de capacitação, intercâmbio de informações técnicas e assessoria para gestão e administração de associações, cooperativas e grupos não formais do campo e da cidade.

Em interface com a agroecologia, promovemos a Economia Solidária, apoiando feiras agroecológicas municipais e territoriais e circuitos curtos de comercialização, conectando produtores e consumidores com princípios e práticas de comércio ético, justo e solidário.

Estado da experiência:
Pará (PA)

Município e Estado da experiência:
Santa Luzia do Pará (PA)

Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios

Quais municípios esta experiência abrange?
Augusto Corrêa (PA), Boa Vista do Gurupi (MA), Bragança (PA), Cachoeira do Piriá (PA), Cametá (PA), Irituia (PA), Mãe do Rio (PA), Nova Timboteua (PA), Paragominas (PA), São Domingos do Capim (PA), Viseu (PA)

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2000

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Outro

Qual outro?
Educação em agroecologia e redes socioeconomicas

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Institucional

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultores/as não-familiares, Artesãs/ãos, Assentadas/os de Reforma Agrária, Movimentos sociais, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Caboclos, Comunidades quilombolas, Extrativistas

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc)

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Tração animal

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Promovendo encontros nas comunidades, desenvolvendo práticas de manejo agroecológico, participando das formações promovidas pela ECRAMA e em eventos congêneres.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim

Qual(is) política(s) acessa?
Outra

Qual(is) outra(s)?
atualmente a nenhuma das citadas acima

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Rádio, Feiras, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
amazoniaemrede

Indique o e-mail institucional:
educaecrama@hotmail.com

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@ecrama.educa

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
xx

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Outros

Qual outro?
Realizar parcerias.

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/view/3869

https://cadernos.aba-agroecologia.org.br/cadernos/article/download/7180/5169/30752

https://agritrop.cirad.fr/599142/1/Sa_EtAl_CBA_2020.pdf

https://www.fundacaoeducadora.com.br/fec/index.php/conteudo/item/2812-ecrama-promove-curso-de-agroecologia-e-cidadania

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

BANNER IGARAPÉ DO TEMPO ECRAMA

Anexe fotos para representar a experiência:

Concluintes curso A. e C. 2024

Escola ECRAMA