Ênfase agroecológica na formação de indígenas: a experiência do Curso Tecnico em Agroecologia dos Povos Indigenas

A dinâmica de colonização da região sudeste do Pará trouxe uma série de contradições (sociais, ambientais, culturais), principalmente, pela implantação de grandes projetos (rodoviários, hidrelétricos, entre outros). Os povos indígenas, nesta dinâmica, estão entre os mais impactados. Estas contradições também provocaram luta e organização social, que trouxeram frutos importantes para a região, como a criação do Campus Rural de Marabá – CRMB, que prever na sua missão o atendimento aos povos do campo da região sudeste paraense, inclusive os povos indígenas, historicamente expropriados de direitos básicos, como o acesso a educação escolar. O anseio do IFPA/CRMB em atender os povos indígenas se concretiza recentemente na criação de um curso técnico em agroecologia. O processo de construção do curso foi iniciado em 2009, de forma participativa, através de diversas atividades envolvendo lideranças, professores e sábios indígenas. O curso teve início no dia 10 de agosto de 2011, com a realização do primeiro tempo escola. Apesar do pouco tempo de iniciado, os trabalhos desenvolvidos têm mostrado que o curso tem um potencial promissor na integração e na qualificação da demanda desses povos.