Encontro de Saberes da CAATINGA


O encontro é uma vivência de muita solidariedade, gratidão, colaboração, trocas de energias, saberes e cuidados, vem crescendo a cada ano em número de participantes e atividades realizadas no pré-encontro (sete dias de oficinas) e nos três dias finais de encontro dos protagonistas - Raizeiros/as, Benzedeiras/es e Parteiras, assim como toda parte cultural e lazer, especialmente realiza nas noites, dentro do mesmo espírito e lógica do processo - promoção da "cura" no sentido amplo da palavra.

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Não, a experiência já vinha acontecendo e continua durante a pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEncontro

Tipo de EncontroIntegrado (acadêmico, popular, técnico/científico)

Quando o encontro acontece?Todos os anos (anual)

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?Associações Rurais, ONGs, Órgãos Públicos, Grupos de Mulheres Rurais

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiênciaBranca

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 15 a 29 anos
  • De 7 a 14 anos
  • Acima de 60 anos
  • De 30 a 60 anos

Quais outras/os?Parteiras tradicionais

Quais outras/os?Camponeses/as

Indicação do gênero das pessoas participantesMulher cis, homem cis, homem trans, mulher trans

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Águas e saneamento

  • Captação de água de chuva
  • Cisterna
  • Gestão de resíduos

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)
  • Agrofloresta
  • Compostagem
  • Cozinhas comunitárias
  • Adubação verde

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

  • Imposição de mãos
  • Termalismo social ou crenoterapia
  • Quiropraxia
  • Reiki
  • Yoga
  • Plantas medicinais e fitoterapia
  • Terapia comunitária integrativa
  • Medicina antroposófica
  • Meditação
  • Homeopatia
  • Naturopatia
  • Dança circular
  • Constelação familiar
  • Reflexoterapia
  • Acupuntura ou medicina tradicional chinesa
  • Terapia de florais
  • Bioegenergética
  • Osteopatia

Práticas Populares e Tradicionais de Cuidado em Saúde ou Saúde Popular

  • Remédios caseiros a partir de plantas medicinais
  • Banhos
  • Benzimentos, orações, aconselhamento
  • Dietas alimentares

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Intercâmbio/vivência
  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Curso de capacitação e treinamento

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiqueNenhuma

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Intolerância religiosa
  • Sucessão geracional frágil ou inexistente
  • Contaminação/poluição ambiental
  • Agrotóxico
  • Transgênico

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoTrindade/PE, Araripina/PE, Ouricuri/PE, Ipubi/PE, Crato/CE

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Agricultor(a) familiar
  • Raizeiras/os

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Hidrovias, rodovias, ferrovias, terminais portuários e aeroportos
  • Energia eólica
  • Transposição de bacias hidrográficas

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Assoreamento de recurso hídrico
  • Desertificação
  • Desmatamento
  • Erosão do solo
  • Exploração no trabalho
  • Precarização/riscos no ambiente de trabalho
  • Urbanização desordenada
  • Exploração sexual
  • Poluição atmosférica
  • Poluição do solo

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Piora na qualidade de vida
  • Violência sexual/abuso
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Doenças respiratórias
  • Contaminação química
  • Fome

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Não, a experiência não está envolvida no conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Instagram
  • E-mail
  • Facebook/Messenger
  • Whatsapp/Telegram

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?

Podemos contribuir na identificação e articulação de raizeiros, raizeiras, benzedeiras, parteiras. A partir do acumulo que temos no trabalho com as famílias agricultoras e na construção do encontro de saberes da Caatinga, assim como  na preparação doe momentos de troca de experiencias e saberes.

Estamos a disposição para contribuir no que for necessário, pois para nós é de grande importância o fortalecimento da saúde e agroecologia e certamente uma rede que organize essa articulação fortalecerá esse trabalho.

Anexos

Raizeiros do Sertão por Fernando Beija Flor

Raizeiros do Sertão por Fernando Beija Flor

Dimensões: 960px x 635px
Tamanho: 84802 bytes

Raizeiros do Sertão por Fernando Beija Flor

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Dimensões: 960px x 635px
Tamanho: 84802 bytes