EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO TÉCNICO DE AGROECOLOGIA DO CETEP DO PIEMONTE DA DIAMANTINA.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CURSO TÉCNICO DE AGROECOLOGIA DO CETEP DO PIEMONTE DA DIAMANTINA. Sou Daiara Paranhos da Cruz, Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, especialista em Educação e gestão Ambiental e professora do curso Técnico de agroecologia do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantia, localizado na cidade de Capim Grosso – BA, onde, o Decreto 11.355, de 4 de dezembro de 2008, criou os Centros Estaduais e os Centros Territoriais de Educação Profissional. Os primeiros têm como funções precípua o atendimento daquelas demandas tidas como estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado e se caracterizam pela oferta de Educação Profissional em todas as suas modalidades, com ênfase nas seguintes: • Formação inicial e continuada; • Educação profissional e técnica de nível médio, nas variantes integrada e subsequente; • Educação Profissional integrada á educação de jovens e adultos – PROEJA; • Educação Profissional á distancia (semipresencial); • Educação tecnológica; Já os centros territoriais devem voltar-se á satisfação das demandas consideradas relevantes nos Territórios de identidade do estado da Bahia e se caracterizam pela oferta de Educação Profissional, no âmbito de cada Território, nas mesmas modalidades listadas anteriormente para os Centros Estaduais, com exceção da Educação Tecnológica. Dessa forma o ensino da Agroecologia deve ser realizado de forma articulada a fim de aproximar as ações desenvolvidas nas escolas às práticas vivenciadas no cotidiano desses indivíduos. Não é simplesmente fazer atividades práticas numa perspectiva agroecológica, mas inserir as temáticas pertinentes ao programa do curso a partir da vivência desses sujeitos. A proposta do curso de agroecologia é forma e capacitar profissionais agroecólogos, o primeiro passo é conscientização da educação ambiental na educação pois a educação ambiental deve ser reconhecida como um instrumento importante para promover mudanças nos valores e atitudes individuais e coletivas. Para que isso ocorra é necessário que, além de conceitos e informações o CETEP – Capim Grosso se propõe em trabalhar com atitudes e com formação de valores. É evidente a importância de sensibilizar os seres humanos para que ajam de maneira responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro, para que possam exigir e respeitar os direitos próprios e o de todas as comunidades e se modifiquem tanto interiormente, como pessoas, quanto nas suas relações com o ambiente. A conscientização dos alunos do que é Agroecologia? E por que a Agroecologia surgiu? É de suma importância na busca dos conhecimentos e formação profissional dos alunos, essas perguntas ajudam os mesmos, a entender que Agroecologia não é uma disciplina e sim um enfoque transdisciplinar que enfoca a atividade agrária desde uma perspectiva ecológica. Enfoque teórico e metodológico que, utilizando várias disciplinas científicas, pretende estudar a atividade agrária desde uma perspectiva ecológica. Vinculação essencial que existe entre o solo, a planta, o animal e o ser humano, (Guterres, 2006). Agroecologia fornece uma estrutura metodológica de trabalho para a compreensão mais profunda tanto da natureza dos agroecossistemas como dos princípios segundo os quais eles funcionam. Trata-se de uma nova abordagem que integra os princípios agronômicos, ecológicos e socioeconômicos à compreensão e avaliação do efeito das tecnologias sobre os sistemas agrícolas e a sociedade como um todo (ALTIERI, 1987). Conforme FREIRE (2000) é preciso “saber que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou suas construções”. Definir conteúdos que às vezes estão muito além de nossos próprios conhecimentos, demonstra certo desinteresse por assuntos que estão ao nosso redor, e que cabe a nós a mudança para os mesmos. Na tarefa de ensinar o professor é inserido na realidade do aluno, trocando experiências. Segundo FREIRE (2000), “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Está inserido na realidade do aluno, saber sobre o seu cotidiano, e os problemas que os cercam torna a educação ambiental um eficaz meio de contribuir na formação identitária do educando. Nesse sentido o CETEP Piemonte da Diamantina, no curso de Agroecologia além realizar uma formação diferenciada a fim de que os sujeitos que possuem uma aproximação com o campo na a percam, realiza duas vezes no mês em diferentes propriedades um Dia de Campo, com intuito de colocar o aprendizado dos alunos em pratica e trocar conhecimentos com agricultores pois é uma forma de melhorar o desempenho profissional dos mesmos. Dentre outras atividades desenvolvidas no CETEP- Capim Grosso os alunos também realizam visitas técnicas durante o ano, os estágios são realizados em parcerias com fazendas, empresas e cooperativas que trabalham (Hortaliças, Fruticultura, Produção animal). O CETEP- Capim Grosso participar de cursos oferecidos pela Fundação Bradesco, a exemplo o curso de inseminação artificial de bovinos, onde 20 alunos participaram do ultimo oferecido, 17 conseguiram o certificado de inseminador artificial com notas máximas. Em 2011 foi realizado o I Encontro de Agroecologia e Agricultura Familiar de Capim Grosso, onde foram discutidos quatro temas dentro eles, estavam Educação Ambiental em Capim Grosso, O Desenvolvimento sustentável no semiárido, e o Plantio da Palma forrageira, o evento foi aberto a comunidade de Capim Grosso e comunidade escolar, a discussão foi em torno de buscar a agroecologia como pratica frequente no meio Familiar.