EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA NA AMAZÔNIA: ANÁLISE DAS ACÕES DO NUCLEO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS CASTANHAL

O presente artigo versa sobre a análise dos impactos político-pedagógicos na formação profissional em Ciências Agrárias a partir da construção de um Núcleo de ensino, pesquisa e extensão com enfoque agroecológico no Instituto Federal do Pará, na Amazônia Brasileira. O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Fortalecimento da Agricultura Familiar Camponesa (NEA) foi criado a 6 anos com o objetivo de consolidar e aprimorar um conjunto de atividades que vinham sendo desenvolvidas por professores do IFPA – Campus Castanhal de maneira isolada. Surge num contexto adverso, do ponto de vista metodológico e técnico profissional da Instituição, tendo em vista a tradição tecnicista e produtivista implementada nas Instituições de formação profissionais brasileiras. A metodologia utilizada para esta reflexão foi qualitativa, baseada na análise documental e pesquisa participante. Percebeu-se que num primeiro momento de constituição o NEA atuava com ações a partir de unidades experimentais de pesquisa e produção no âmbito do IFPA – Campus Castanhal. Num segundo momento, estas ações passaram a dialogar com os conhecimentos dos agricultores camponeses internamente e nas comunidades rurais, principalmente onde os educandos do Instituto são originários. Como ferramenta pedagógica foram criadas cinco Unidades Pedagógicas de Experimentação Agroecológica (UPEA's) com cultivos de espécies regionais, que são utilizadas pelos educadores em suas aulas, possibilitando também a realização da pesquisa como principio educativo. Como resultado deste trabalho, o NEA vem construído junto aos docentes, discentes do curso de Agronomia, técnico em agropecuária do IFPA-Castanhal e camponeses do Nordeste do Pará, uma reflexão sobre Agroecologia e fortalecimento das práticas de base ecológica como ferramenta para o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica. Consolida-se ainda como um dispositivo de formação-pesquisa-desenvolvimento tendo como princípios educativos o trabalho, a pesquisa e o Agroecossistema como unidade principal de análise.