Educação Ambiental, Ponto de Cultura, Produção e Beneficiamento alimentício e fitoterápico


Atuando há 25 anos na Serra da Misericórdia e seu entorno, falando sobre agroecologia, recuperação de áreas urbanas desmatadas,  tecnologias sociais, ecopontos, reciclagem, educomunicação, etc. Voluntários e moradores seguem em diversas frentes, tanto na distribuição de alimentos, quanto no encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho a partir das experiências e ensinamentos vividos em práticas, oficinas, além de atuar com parcerias fortalecendo vínculos entre moradores e entidades do território. Pelo tempo de atuação, percebe-se que há momentos mais fortes, de mais ações ou momentos como o de agora com poucos voluntários (D. Josefa, Larissa Cristina, Adriana Regina, Mayra Reis, Mara Carolina, Rodrigo Morelato, Edson Gomes, Marcelle Fellippe, Dominick Salles), ausência de projeto ativo para financiamento com consequente diminuição nas mobilizações, porém seguindo na resistência.

Identificação da experiência

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Metropolitana

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:no meio urbano na Região Metropolitana

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Teve que paralisar em algum momento suas atividades, que foram retomadas depois, mas as atividades sofreram modificações significativas.

A experiência faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

Qual(is) rede(s)?

  • Rede Fitovida
  • Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)
  • Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU)
  • Rede Favela Sustentável

A experiência é principalmente de que categoria?

  • Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)
  • Produção
  • Beneficiamento
  • Iniciativas de produção cultural e/ou de saúde (salas de saúde, farmácia verde, pontos de cultura, bibliotecas comunitárias etc)
  • Iniciativa de incidência política e/ou execução de políticas públicas

Nome da organizaçãoCentro de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis Luis Poeta - Verdejar Socioambiental

A experiência tem certificação como produção orgânica?Sim, através de SPG (Sistema Participativo de Garantia)

Qual o destino da produção?

  • Doação
  • Comercialização
  • Autoconsumo

Quem são os beneficiários das doações?

  • Instituições beneficentes
  • Cozinhas comunitárias
  • Famílias em situação de vulnerabilidade

Qual é a periodicidade das doações?Esporádica

Quais as principais formas de comercialização?

  • Pontos de venda informal (barracas avulsas, venda em carro e na estrada)
  • Outro

Qual outro?meios informais como instagram, whatsapp ou pessoalmente mesmo

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?Não

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?Cozinha caseira

Como a experiência de produção cultural e/ou de saúde pode ser identificada?Ponto de Cultura

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Coletiva/Comunitária

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?

  • Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo)
  • Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência
  • Finanças/Gestão de fundos
  • Sementes
  • Terra
  • Água

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Pardos

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 1 e 10

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?51 a 100

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Não

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Sim

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Recursos financeiros
  • Gestão interna e pessoal
  • Conflitos socioambientais
  • Comunicação/Divulgação

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Capacitação e cursos
  • Apoio na comercialização
  • Infraestrutura, insumos e outros recursos
  • Acesso a tecnologias sociais
  • Projetos de pesquisa

Anexos

Anexo 1

Dimensões: 1190px x 210px
Tamanho: 124326 bytes