Da Horta a Mesa



Em reação à crise do COVID que freou as atividades turísticas, foi necessário buscar outra fonte de renda ou uma renda complementar para os agricultores associados da Acolhida na Colônia, então a equipe técnica junto com alguns produtores locais, se organizaram para comercializar produtos orgânicos e artesanais no formato de cestas diretamente para grupos de consumidores em Florianópolis e municípios vizinhos. No início foram 5 famílias de agricultores envolvidos nesta iniciativa, alcançando um valor total de venda próximo a R$ 3.000,00 a cada entrega, que acontece quinzenalmente. Mediante um trabalho de divulgação nas redes sociais e entre os próprios consumidores, o número de clientes e o valor das compras foi se ampliando, e hoje atinge aproximadamente R$ 8.000,00 por entrega. Essa experiência, que a Acolhida na Colônia nomeou da Horta à Mesa vem se expandindo. Primeiro envolvendo os associados da região das Encostas da Serra, que se juntaram aos associados da Serra Catarinense para ampliar e diversificar a oferta, ao mesmo tempo ajudando a escoar uma produção reprimida em função da COVID 19. A perspectiva desta experiência é mesmo após a pandemia continuar com as entregas das cestas, pois além da comercialização, está sendo uma forma de fortalecer o vínculo entre o campo e a cidade, é uma forma complementar na renda das famílias dos agricultores e na geração de emprego local, com o envolvimento de outras pessoas na equipe de montagem e entrega das cestas. O principal desafio é juntar os produtos para a montagem das cestas que acontece em Santa Rosa de Lima dos demais municípios, como Anitápolis, Gravatal, Alfredo Wagner, Bom Retiro, Urubici e São Joaquim e que estes produtos permaneçam com boa qualidade até chegar na casa do consumidor em Florianópolis e região. Para isso o grupo definiu que os produtos mais sensíveis, como folhosas e algumas frutas, devem ser fornecidos por produtos próximos ao local da montagem, o mais frescos possível e para recolher os produtos mais distantes um agricultor membro do grupo é remunerado para realizar o transporte. Como essa experiência já tem seis meses, passamos por sazonalidades na produção e está sendo um desafio conscientizar o consumidor que determinados produtos produzem em uma determinada época e manter uma oferta diversificada de produtos entre legumes, raízes, frutas e hortaliças. Para isso realizamos uma pesquisa com os consumidores para conhecer quais produtos são do interesse deles e que são possíveis produzir, para assim planejar as cotas de produção entre os agricultores envolvidos e para conscientizar os consumidores sobre a época de produção, a ideia é criar um calendário que ilustre, por mês, os produtos que são produzidos naquele período. Essas são as nossas próximas ações.