CURSO INTRODUTÓRIO DE HOMEOPATIA PARA MÉDICOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE


O CURSO DE INTRODUÇÃO A  HOMEOPATIA PARA MÉDICOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE[   foi concebido no contexto da atual crise sanitária brasileira onde se evidenciam diversas limitações para o enfrentamento de agravos prevalentes na Atenção Primária.

Diante do atual cenário com manifestações de importantes agravos à saúde, elevada morbidade e mortalidade, bem como a estimativa do aumento de casos de doenças crônico-degenerativas, além de  alta incidência de quadros agudos recorrentes, é fundamental que o médico que atua na atenção primária do SUS tenha seu arsenal terapêutico ampliado de forma segura e validada. Desde os anos 80 a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a inserção das medicinas tradicionais nos países membros. No Brasil, a homeopatia é reconhecida como especialidade médica, pelo Conselho Federal de Medicina, desde 1980, quando foi inserida no SUS. Esta ciência disponibiliza seu arsenal terapêutico para contribuir de forma complementar e humanizada para a melhoria da saúde de comunidades vulneráveis e com pouco acesso à saúde. Com o propósito de ampliar o acesso às PICS, em 2006, o Ministério da Saúde publicou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, com diretrizes que apontam para a educação permanente em saúde, formação e capacitação de profissionais, realização de pesquisas e ações assistenciais prioritariamente na atenção básica, de forma segura e acessível aos usuários do SUS.

A proposta deste curso está ancorada em experiências e publicações que demonstram a efetividade de medicamentos homeopáticos na prevenção e tratamento de inúmeras patologias, ao longo da história da medicina.  Apesar da grande demanda por parte dos usuários e do direito à escolha terapêutica com a utilização da Homeopatia, esta vem sendo subutilizada no SUS, com redução progressiva do número de consultas homeopáticas, em razão do escasso número de médicos qualificados. Dessa forma a realização deste Curso se justifica na perspectiva da Educação em Saúde, para o fortalecimento da PNPIC, para a introdução dos princípios e fundamentos desta ciência que há 200 anos tem como propósito contribuir com o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de seus usuários.

Neste momento de crise sanitária o Curso Introdutório de Homeopatia para Médicas e Médicos da rede pública de saúde pretende, através do diálogo acadêmico e atividades práticas, estimular a aproximação da Homeopatia com a Medicina de Família e Comunidade (MFC) no contexto da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (ABS-SUS).
 Para tanto o Curso Introdutório de Homeopatia ancora-se nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), nas bases teóricas da Homeopatia articuladas com os conceitos da Medicina de Família e Comunidade. 
Desejamos que você tenha um bom aproveitamento na lida com as potentes ferramentas que serão disponibilizadas.
NA PRÁTICA COMO SERÁ A SUA PARTICIPAÇÃO NO CURSO?


Nos dez Ciclos Temáticos do Curso de Homeopatia você terá acesso às bases teóricas, apresentadas em atividades do Tempo Escola, com encontros síncronos às  segundas feiras (19h00). Estes temas servirão de alicerce  para que o participante desenvolva as atividades práticas propostas nos Roteiros de Supervisões semanais no Tempo Comunidade. Neste roteiro você encontrará as Atividades Interativas a serem postadas nos respectivos Núcleos de Aprendizagem e Ensino (NAE), no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).   As postagens das atividades acontecerão através de Fóruns, Chats, questionários e outras ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e contará com o acompanhamento supervisionado à distância.  

CONHECENDO A METODOLOGIA:
A pedagogia da alternância consiste em atividades teóricas apresentadas no Tempo Escola e atividades práticas desenvolvidas no Tempo Comunidade onde se dará a supervisão semanal.  
Metodologicamente o curso se estrutura da seguinte forma: Tempo Escola, Tempo Comunidade e Portfólio.
TEMPO ESCOLA - 30 horas. 
Atividades semanais – Encontros Sincrônicos: 2 ou 3 hs/semana (realizados as segundas feiras, a partir das 19h00) com dez encontro temáticos:Abertura, Racionalidades Médicas e Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - 22/02/2021;Histórico e Princípios da Homeopatia;O Cuidado Integral à Pessoa - 08/03/2021;A Clínica Homeopática I - 15/03/202A Clínica Homeopáticas II. 22/03/2021 Doenças Agudas e Epidemias - 29/03/2021Saúde da Criança. 05/04/2021; Saúde da Mulher. 12/04/2Saúde Mental. 19/04/2021;Estudos Clínicos e Evidências Científicas. 26/04/202

TEMPO COMUNIDADE - 30 horas
O Tempo Comunidade consiste em atividades de integração "Teoria e Prática". Ele será dividido em Atividades Síncronas e Assíncronas. 
As Atividades Síncronas ocorrem em reuniões semanais, em datas e horários pré-estabelecidos, com a presença virtual dos participantes, acompanhados  pelo supervisor. Seguindo o Roteiro com perguntas disparadoras, o Supervisor dinamiza a discussão e orienta o processo de ensino e aprendizagem, de acordo com os objetivos de cada Ciclo.  Ao término da atividade o relator escolhido apresenta os registros das atividades. Trata-se de um momento para o acompanhamento pedagógico e orientações diretas ao grupo de participantes. 
As Atividades Assíncronas consistem em tarefas e postagens interativas a serem desenvolvidas individualmente e postadas no respectivo Núcleo de Aprendizagem e Ensino  do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
PORTFÓLIO - 30 horas
Cada participante deverá abrir o seu próprio Porfólio para executar postagens individuais, como relatos da experiência pessoal sobre o processo de aprendizagem, suas impressões, críticas e sugestões, sendo um importante instrumento de auto avaliação;
Faremos o possível para valorizar o processo de ensino e aprendizagem de forma prática e colaborativa. 
Contamos com sua efetiva participação. 
Para adequado aproveitamento sugerimos seu envolvimento participativo nas atividades dos Ciclos Temáticos, acompanhando as atividades semanais relacionadas no Quadro de Avisos.
 FIOCRUZ

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaPrograma de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho - PSAT

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Não, a experiência já vinha acontecendo e continua durante a pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Curso livre (sem titulação)

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)72 educando

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiênciaFeminino

Se há um sexo com maior participação, indique Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Parda
  • Preta
  • Branca
  • Amarela

Se há uma cor ou raça com maior participação, indiqueBranca

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiênciaDe 30 a 60 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 30 a 60 anos

Indicação do gênero das pessoas participantesMulheres, Homens

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Sim

Neste momento, você se encontra no mesmo local de realização da experiência?Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Homeopatia

Práticas Populares e Tradicionais de Cuidado em Saúde ou Saúde Popular Remédios caseiros a partir de plantas medicinais

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Intercâmbio/vivência
  • Curso de capacitação e treinamento

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indique

  • Farmácia Viva
  • Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)
  • Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF)

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Violência do Estado
  • Racismo

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Não, a experiência não está envolvida no conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • E-mail
  • Facebook/Messenger
  • Whatsapp/Telegram

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?

- Participação na rede como entidade e com pesquisadores e formadores na área de agroecologia e saúde

- Compartilhar as experiências desenvolvidas pelos pesquisadores e formadores na área de agroecologia e saúde

- Organização conjunta de atividades, ações, seminários, congressos, pesquisas, apoio na área de agroecologia e saúde

- Desenvolvimento de material de publicação conjunto na área de agroecologia e saúde

- Ações coordenadas e impactantes para a população e comunidades vulneráveis na área de agroecologia e saúde

- Desenvolvimento de atividades de formação-ação no desenvolvimento de territórios saudáveis e sustentáveis

- Compartilhar métodos e metodologias de formação na área de agroecologia e saúde