Curso de Qualificação Profissional em Saberes e Práticas Integrativas, Tradicionais e Complementares em Sáude para a População do Campo


O curso de Qualificação em Saberes e Práticas Integrativas, Tradicionais e Complementares em Saúde para a População do campo teve como objetivos formar trabalhadores para atuar com práticas integrativas e complementares que promovam a saúde da população do campo no estado do Rio de Janeiro; contribuir para a reflexão e debate da relação entre saber popular e conhecimento científico tendo como referência a vigilância em saúde; fortalecer a participação popular e autonomia da população do campo resgatando saberes e práticas tradicionais em saúde.; realizar diagnóstico das condições de vida e situação de saúde dos assentamentos e acampamentos do estado do Rio de Janeiro, com ênfase na identificação de plantas medicinais.
O curso foi planejado com apoio dos parceiros (EPSJV, MST, Asbamtho, Prefeitura de Maricá). A grade curricular foi elaborada em diversas oficinas e readequada ao longo do curso. Foi executado na fazenda pública Ibiaci da prefeitura de Maricá que conta com facilidades de pernoite e alimentação. O curso destinado ao trabalhador do campo que participasse dos coletivos de saúde ou produção nos assentamentos da reforma agrária foi realizado em 4 tempos escola e 3 tempos comunidade, em 7 meses, com carga horária de 298 horas. As aulas teóricas foram complementadas com oficinas práticas de realização de remédios caseiros; visitas a horta agroecológica, unidade de conservação ambiental, e diferentes ecossistemas de Maricá; visita a um assentamento para conhecer a experiência de criação de espaço de cuidado. No trabalho de campo foram aplicados de forma prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante as aulas teóricas (shiatsu, automassagem, exercícios diversos, alimentação saudável); foram realizados diagnósticos dos assentamentos, com ênfase na identificação de plantas medicinais no lote de cada educando.
O curso ofereceu conhecimentos iniciais sobre as práticas integrativas, tradicionais e complementares em saúde. Os educandos reconheceram a diversidade de situações sanitárias no território e constataram a diversidade de produção, sobretudo de plantas medicinais existentes no lote. Durante o desenvolvimento do curso foi observada a necessidade de fortalecer os espaços de cuidado de si nos assentamentos dos educandos; propiciar intercâmbios para o fortalecimento dos coletivos regionais e prosseguir com a formação dos assentados egressos por meio de oficinas.

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Nível médio

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)35

Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)14

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Não

Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?População do Campo; Assentados da reforma agrária

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Feminino
  • Masculino

Se há um sexo com maior participação, indique Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Indígena
  • Amarela
  • Branca
  • Parda
  • Preta

Se há uma cor ou raça com maior participação, indiqueParda

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 15 a 29 anos
  • Acima de 60 anos
  • De 30 a 60 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 30 a 60 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
  • Feiras agroecológicas
  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

  • Aromaterapia
  • Yoga
  • Terapia de florais
  • Reiki
  • Plantas medicinais e fitoterapia
  • Acupuntura ou medicina tradicional chinesa
  • Reflexoterapia
  • Meditação
  • Imposição de mãos
  • Bioegenergética

Práticas Populares e Tradicionais de Cuidado em Saúde ou Saúde Popular

  • Dietas alimentares
  • Remédios caseiros a partir de plantas medicinais
  • Outra

Qual outra?Bioenergética

Outras práticas não especificadas nas opções anteriores Shiatsu; Radiestesia

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Intercâmbio/vivência
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Curso de capacitação e treinamento
  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indique

  • Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF)
  • Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)
  • Outra

Qual outra?Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, das Águas e da Floresta; Lei Orgânica da Saúde

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Indique o(s) município(s) e respectiva(s) Unidade(s) Federativa(s) onde acontece o conflitoMacaé/RJ

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambientalTrabalhadoras/es rurais sem terra

Atividade(s) geradora(s) do conflitoAtuação do Judiciário e/ou do Ministério Público

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)Outro

Qual outro?Conflito pela posse terra

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Fome
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Violência - lesão corporal
  • Violência psicológica/assédio

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Não, a experiência não está envolvida no conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Whatsapp/Telegram
  • E-mail

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?

Apoio na realização de cursos, pesquisas, projetos de extensão

Anexos