Trata-se de Curso destinado a Preparar profissionais para atuar como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, mediante a adoção de novos conceitos e práticas, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O Curso se orienta pela pedagogia da alternância, estando organizado em etapas distintas, nas quais estão previstos o tempo-escola e o tempo-comunidade. No primeiro caso, os estudantes permanecem uma parte do seu tempo em instituições de ensino, nas quais tem a oportunidade de estabelecer uma relação de diálogo direta com os professores e com os conteúdos teóricos previstos em sua grade curricular. Neste momento, os professores buscam estimular a discussão teórica estabelecendo nexos com as diferentes realidades vividas pelos estudantes, a fim de promover reflexões sobre as questões relevantes capacitando-os para uma intervenção transformadora. No tempo comunidade, os alunos retornam às suas respectivas famílias ou comunidades, a fim de realizar um conjunto de tarefas que foram delegadas pelos professores ou orientadores. O Curso é pautado pela construção de uma relação orgânica entre a teoria e a prática, de tal modo que os processos educativos se diferenciem das práticas pedagógicas convencionais, nas quais as universidades e as escolas são consideradas como centros exclusivos de produção, sistematização e difusão do conhecimento. O terceiro princípio orientador do presente curso remete à necessidade de articular a pesquisa e o trabalho nas áreas como partes constituintes e indissolúveis do processo educativo. Desse modo, a pesquisa não ocorrerá apenas no momento de realização do trabalho de conclusão, mas permeará todas as etapas previstas no curso de mestrado. Isso implica que as aulas e demais atividades nos tempos escola deverão combinar reflexões coletivas a partir de estudos em grupo ou individualmente. Por fim, o presente curso terá como princípio orientador a construção do diálogo interdisciplinar entre educandos e educadores, tendo como referência os problemas identificados na realidade social dos assentamentos e comunidades camponesas.
2. Duração da experiência
Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)?
Em parte, a experiência já acontecia mas houve ajustes devido à pandemia
3. Identificação do tipo experiência
Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim
Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão
Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Pós graduação stricto sensu
Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)50
Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaSaúde
4. Sujeitos
Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim
Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
Feminino
Masculino
Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência
Branca
Indígena
Preta
Parda
Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência
De 30 a 60 anos
De 15 a 29 anos
6. Localização e abrangência espacial
Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)?
Não