Curso de formação Agrotóxicos e Saúde: subsídios para a vigilância popular (turmas Nordeste, Centro-Oeste e Sul)
Os Cursos são uma iniciativa que decorre justamente do reconhecimento da importância do tema e da necessidade de estruturar estratégias de base territorial para seu enfrentamento, articulando o conhecimento acadêmico, o popular e a mobilização social. Tem como objetivo principal Formar membros de movimentos sociais e do SUS no tema “Agrotóxicos e Saúde” para atuação como multiplicadores de conhecimento e articuladores em seus territórios de origem, em uma perspectiva crítica e emancipatória.
Os Cursos tiveram o materialismo histórico-dialético como proposta teórico-metodológica.
O público-alvo do curso é composto fundamentalmente por membros do controle social vinculados à temática abordada no curso. Também serão envolvidos profissionais do SUS engajados na temática. Os programas dos cursos serão elaborados a partir de“casos emblemáticos”de cada território, construídos por cada Região, que representem os conflitos que emergem dos contextos de hegemonia do agronegócio, nos quais há um processo intenso de contaminação ambiental e exposição humana aos agrotóxicos. A partir da construção desses casos e apresentação dos mesmos aos(às) educandos/(as), serão aprofundados os conteúdos teóricos específicos, necessários para compreender as numerosas dimensões envolvidas nos cenários de exposição.
Assim, todos(as) os(as) educadores(as) que participarão dos cursos terão como ponto de partida os casos selecionados para abordar os temas sob sua responsabilidade.
Cada aluno apresentará um Projeto de Intervenção (PI) a ser desenvolvido em seu território. Os PI buscam fornecer subsídios para o enfrentamento de problemas relacionados à exposição aos agrotóxicos ou então de fortalecimento de práticas agroecológicas.