Curso de formação Agrotóxicos e Saúde: subsídios para a vigilância popular (turmas Nordeste, Centro-Oeste e Sul)





Os Cursos são uma iniciativa que decorre justamente do reconhecimento da importância do tema e da necessidade de estruturar estratégias de base territorial para seu enfrentamento, articulando o conhecimento acadêmico, o popular e a mobilização social. Tem como objetivo principal Formar membros de movimentos sociais e do SUS no tema “Agrotóxicos e Saúde” para atuação como multiplicadores de conhecimento e articuladores em seus territórios de origem, em uma perspectiva crítica e emancipatória.





Os Cursos tiveram o materialismo histórico-dialético como proposta teórico-metodológica. 




O público-alvo do curso é composto fundamentalmente por membros do controle social vinculados à temática abordada no curso. Também serão envolvidos profissionais do SUS engajados na temática. Os programas dos cursos serão elaborados a partir de“casos emblemáticos”de cada território, construídos por cada Região, que representem os conflitos que emergem dos contextos de hegemonia do agronegócio, nos quais há um processo intenso de contaminação ambiental e exposição humana aos agrotóxicos. A partir da construção desses casos e apresentação dos mesmos aos(às) educandos/(as), serão aprofundados os conteúdos teóricos específicos, necessários para compreender as numerosas dimensões envolvidas nos cenários de exposição.
Assim, todos(as) os(as) educadores(as) que participarão dos cursos terão como ponto de partida os casos selecionados para abordar os temas sob sua responsabilidade.



Cada aluno apresentará um Projeto de Intervenção (PI) a ser desenvolvido em seu território. Os PI buscam fornecer subsídios para o enfrentamento de problemas relacionados à exposição aos agrotóxicos ou então de fortalecimento de práticas agroecológicas.  

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Curso livre (sem titulação)

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)120

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Feminino
  • Masculino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Branca
  • Parda
  • Indígena
  • Preta

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 30 a 60 anos
  • De 15 a 29 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)
  • Casa ou guardiães/ões de sementes
  • Agrofloresta
  • Feiras agroecológicas

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Curso de capacitação e treinamento
  • Intercâmbio/vivência
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Rodas de conversa e oficinas

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Violência do Estado
  • Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território
  • Contaminação/poluição ambiental
  • Violência de gênero (contra mulher, LGBTQIAP+fobia)
  • Racismo
  • Agrotóxico
  • Transgênico

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Sim

Grupo(s) social(is) atingido(s) pelo conflito ambiental

  • Quilombolas
  • Trabalhadoras/es rurais sem terra
  • Agricultor(a) urbana/o
  • Agricultor(a) familiar
  • Trabalhadoras/es rurais assalariadas/os

Atividade(s) geradora(s) do conflito

  • Agrotóxicos
  • Transgênicos
  • Agroindústria/agronegócio
  • Atuação de entidades governamentais
  • Pecuária
  • Monoculturas

Impactos Socioambientais da(s) atividade(s)

  • Alteração no regime tradicional de uso e ocupação do território
  • Contaminação ou intoxicação por substâncias nocivas
  • Desmatamento
  • Exploração no trabalho
  • Erosão do solo
  • Falta/irregularidade na autorização ou licenciamento ambiental
  • Falta/irregularidade na demarcação de território tradicional
  • Poluição atmosférica
  • Poluição de recurso hídrico
  • Poluição do solo
  • Precarização/riscos no ambiente de trabalho

Possíveis danos à saúde decorrentes da atividade e/ou do conflito

  • Contaminação química
  • Violência - lesão corporal
  • Violência - assassinato
  • Insegurança alimentar e nutricional
  • Alcoolismo e/ou uso problemático de outras drogas
  • Piora na qualidade de vida
  • Contaminação ou intoxicação por agrotóxicos

A experiência aqui cadastrada está envolvida nesse(s) conflito(s) ambiental(is)? Sim, a experiência contribui para o enfrentamento do conflito

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • E-mail
  • Facebook/Messenger
  • Whatsapp/Telegram
  • Instagram
  • Site