Curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais –



O curso “Trabalho, Educação e Movimentos Sociais” é uma parceria da Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz com os movimentos sociais rurais e procura estabelecer contato e interlocução entre Universidades e Instituições Públicas do RJ comprometidos na luta pela expansão da educação pública. A politecnia em seu viés emancipador e na valorização que propõe uma escola unitária e critica, fornece por tanto contribuição essencial à formulação e realização deste curso. Por outro lado, a EPSJV aprende com os Movimentos Sociais as contradições da luta pela ampliação do estado, suas dificuldades e suas reivindicações. Todos os módulos previstos contêm os seguintes eixos problematizadores: método; relação entre capital e trabalho; estado e educação. As leituras teóricas de cada módulo, conduziram o conjunto do curso a uma reflexão historicizada sobre as condições atuais da educação. O curso, organizado segundo a metodologia da alternância prevê a concentração das aulas em etapas de tempo-escola de 15 a 20 dias e tempo-comunidade no qual os educandos terão de realizar atividades orientadas pela Coordenação do Curso juntamente com os docentes de cada disciplina e orientadores, visando aprofundar os estudos desenvolvidos durante as etapas de tempo-escola. Os docentes envolvidos na coordenação e/ou na docência não recebem remuneração nem ajuda de custo. O único dispêndio com docentes, ocorre com passagens e estadia em caso de residência a mais de 100 km do local do curso.


O curso contou com a colaboração na execução das aulas, na coordenação das linhas de pesquisa e na orientação dos educandos com professores das seguintes instituições de ensino superior: UFF, UFRJ, UERJ, UFRRJ, UNEB, IFRG.

Duração  total de 30 meses, subdivididos em 5 Etapas de Tempo-escola e 4 Etapas de Tempo-Comunidade, segundo a metodologia da alternância;
O Curso se realizou em 6 etapas[E1] , em regime de alternância, entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. * Carga Horária Tempo Escola: 504 h/a. / * Carga Horária Tempo Comunidade: 160 h/a. CARGA HORÁRIA TOTAL – 664 h/a.
TEMPO-ESCOLA: O Tempo Escola das etapas serão realizados no Rio de Janeiro e fora do estado.
Todos os módulos deverão conter os seguintes eixos problematizadores: método; relação entre capital e trabalho; estado; educação; as leituras teóricas de cada módulo deverão conduzir o conjunto do curso a uma reflexão historicizada sobre as condições atuais da educação TEMPO-COMUNIDADE: Durante os intervalo entre os Tempos Escola, os educandos terão de dedicar 40 horas de trabalho [E2] para realização das atividades do Tempo Comunidade que serão orientadas pela Coordenação do Curso juntamente com os docentes de cada disciplina e orientadores;  Durante o Tempo Comunidade os temas trabalhados durante o Tempo Escola deverão ser aprofundados através de leituras e fichamento de textos sob forma de estudos orientados que tenham relação com atividades de pesquisa que também serão realizadas durante o período entre os Tempos Escola.

 LINHAS DE PESQUISAS:
As Linhas de Pesquisa (LPs) dizem respeito à intencionalidade do curso, tanto organizativa como político-pedagogicamente. Servem ainda para agrupar tematicamente os trabalhos de final de curso (TCC) que poderão envolver pesquisa de campo ou não, dependendo da natureza da questão escolhida. As linhas de pesquisa são:
 - Trabalho e Educação
- Estado, políticas públicas de educação e luta de classes


- Universidade, Ciência e hegemonia

- Movimentos sociais e as experiências da luta pela educação





1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaEPSJV-Fiocruz

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Pós graduação lato sensu

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)100

Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)91

Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaEducação

Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?Não

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Preta
  • Branca
  • Parda

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 15 a 29 anos
  • De 30 a 60 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiquePrograma Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

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