Curso de Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis (UFSCar/Pronera)
O presente artigo tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos do curso de agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que atende uma demanda concernente à necessidade de formação de profissionais qualificados para atuarem nos assentamentos da reforma agrária do estado de São Paulo. O curso teve início no ano de 2009 e no momento ainda encontra-se em andamento na UFSCar - Campus Sorocaba/SP. Esse trabalho foi desenvolvido com base na experiência dos autores que atuam ativamente como professores e professores mediadores do curso (monitores). A proposta do curso busca oferecer qualificação profissional diferenciada que contemple a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, maior integração entre a UFSCar e o universo dos agricultores familiares assentados no estado de São Paulo e formação solidificada na ciência Agroecologia. Como o método pedagógico adotado pelo curso foi a Pedagogia da Alternância o texto apresenta uma experiência ímpar da universidade em lidar com uma proposta inovadora de ensino. Dessa forma, o texto expressa as dificuldades e as estratégias de ensino e metodologias utilizadas pela universidade em um curso que possui essa proposta de ensino baseada na Pedagogia da Alternância.