curso de Agroecologia Terrapia

O curso se baseia na prática do plantio de alimento como potencial desenvolvedor de questões relacionadas às variadas dimensões da agroecologia. A tônica do curso é o manejo da horta do espaço Terrapia, onde sé ensinado o plantio e manejo de diversas culturas, bem como reconhecimento de plantas medicinais e alimentícias não convencionais. Entremeando esta parte prática acontece rodas de conversa sobre o fazer realizado no dia e estimulado o livre pensar sobre as conexões entre o ato de plantar e comer com a sociedade em que vivemos. Recebendo um público majoritariamente urbano da cidade do Rio de Janeiro, foi observado a formação de pequenas redes de pessoas que se descobrem morando próximo uma da outra e combinam ações de intervenção em agricultura urbana nos territórios em que vivem. Durante os cinco anos em que é realizado semestralmente o curso, foi observado também o efeito de estimular as pessoas a se dedicarem mais à agricultura fazendo desta uma nova fonte de renda, inclusive. As vivências em sítios da Associação Agroecológica de Teresópolis e as visitas à Fazendinha/Embrapa, complementam a formação dos participantes, possibilitando a compreensão do que diverso é o 'fazer agricultura' a depender do local em que se está. 

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaProjeto Terrapia

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Em parte, a experiência já acontecia mas houve ajustes devido à pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaEnsino-pesquisa-extensão

Se envolve ensino, indique qual(is) o(s) tipo(s) de curso(s)Curso livre (sem titulação)

Se envolve ensino, indique o número total de vagas disponível (por curso/turma)Em média 80, na pandemia 20 vagas

Se envolve ensino, indique o número total de egressos (pessoas que concluíram o curso/turma)Em média 180 egressos

Se envolve pesquisa, indique a área principal da pesquisaOutra

Qual outra?Não envolve pesquisa

Se envolve pesquisa, o grupo está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq?Não

Se envolve extensão, indique a área principal da extensãoOutra

Qual outra?Não envolve extensão

Se envolve extensão, o grupo encontra-se formalmente institucionalizado junto à pró-reitoria de extensão da instituição de ensino?Não

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?Interessados na produção caseira de alimentos em territórios urbanos

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • Masculino
  • Feminino

Se há um sexo com maior participação, indique Feminino

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 30 a 60 anos
  • De 15 a 29 anos
  • Acima de 60 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 30 a 60 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Águas e saneamento

  • Sistema de irrigação
  • Outra

Qual outra?Círculo de bananeiras

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Adubação verde
  • Agrofloresta
  • Compostagem
  • Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) Plantas medicinais e fitoterapia

Práticas Populares e Tradicionais de Cuidado em Saúde ou Saúde Popular Remédios caseiros a partir de plantas medicinais

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Não

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Intercâmbio/vivência
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Curso de capacitação e treinamento

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indiqueNenhuma

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?Disputa territorial ou dificuldade de acesso ao território

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Não

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • Whatsapp/Telegram
  • Site
  • Facebook/Messenger
  • Instagram
  • E-mail

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?

Divulgacão da rede Saúde e agroecologia nas nossas redes sociais,

Criação de espaços para troca/aprendizagem, 

Oferecimento do nosso espaço físico para atividades em agroecologia.