Curso à distância:
O curso “SOLOS E AGROECOLOGIA: REFLEXÕES CONCEITUAIS” foi planejado e organizado em dois módulos, buscando contribuir com o entendimento do solo não apenas como substratos inertes onde artificialmente cultivamos plantas, mas como um componente vivo dos agroecossistemas. O projeto ECOAR Práticas, Ciências e Movimentos (CNPq 81/2013) foi o responsável pela coordenação e organização do curso, cujas características são a seguir explicitadas.
O objetivo geral do curso foi contribuir para a formação dos participantes em conteúdos relacionados aos solos, componente ambiental fundamental para a construção de sistemas agroecológicos.
Os objetivos específicos do curso visaram estimular o diálogo de saberes entre os participantes (estudantes, professores e técnicos de ATER e outros); contribuir para a valorização e disseminação da agroecologia destacando sua contribuição para a construção de sistemas agroalimentares sustentáveis; despertar e sensibilizar os participantes sobre a importância do solo para a vida e para o meio ambiente dentro de uma perspectiva agroecológica.
Conteúdo do curso
O curso inicia com a apresentação acerca dos temas gerais e a serem tratados. Inicialmente foi apresentada a história da Agroecologia no Brasil e a relação entre solos e agroecologia e a tectônica de placas. A tectônica de placas ajuda a entender quão dinâmico é o nosso planeta, como as rochas são formadas e como tudo é um grande ciclo, ou talvez uma grande espiral, pois tudo se transforma, mas também volta ao ponto inicial, ou quase inicial, por isto uma espiral. Em seguida foi trabalhado mais especificamente o conteúdo associado às rochas e minerais. A rocha é o principal material de origem dos solos e os minerais são constituintes das rochas. A maioria dos nutrientes é liberada no solo a partir do intemperismo das rochas. A fonte de outros nutrientes, como o C e N é a atmosfera.
Na sequência, buscou-se entender a tectônica de placas e o ciclo das rochas e dos nutrientes (N, P e C). O curso segue com a pergunta: Como os minerais fornecem os nutrientes às plantas? Para entender isto foi trabalhado o como os solos são formados e quais são seus fatores e processos de formação.
Cuidar do solo é cuidar da água. Em tempos de escassez hídrica é preciso entender que não basta fechar as torneiras, tomar banho rápido, não lavar a calçada e o carro e ter muito cuidado com a irrigação, de preferência evitá-la. Você já parou para pensar por que temos que ter grama verde o ano todo se em algumas regiões temos estações secas bem definidas? Pois é, todos estes cuidados são importantes, mas para ter água de qualidade é preciso cuidar do solo. O curso procurou mostrar como os agricultores ao cuidar do solo conseguem fazer aumentar a água de suas propriedades.
Cuidar do solo e da água também é cuidar da vida! Mas precisamos também cuidar da vida se quisermos um solo vivo. Foi destinado uma seção específica no curso para discutir a vida no solo.
Ao longo das seções temáticas foram oportunizados fóruns para permitir a discussão e reflexão coletiva. O objetivo desta iniciativa foi promover a participação mais ativa dos cursistas, não apenas para aprender, mas também para ensinar, utilizando para isto a sua própria experiência.
Metodologia
Metodologia
O curso “Solos e Agroecologia: Reflexões Conceituais” ocorreu entre os dias 7 e 10 de julho de 2016. Para sua execução, foi requerido de cada participante que disponibilizasse de cinco a dez horas semanais para se dedicar às atividades do curso. Cada atividade do curso foi divulgada considerando o número de horas a ela dedicada.
A metodologia utilizada foi o do ensino a distância. Para isto foram utilizadas tecnologias como vídeos, aulas e vídeos, chats e textos disponibilizados.
A avaliação dos participantes aconteceu por meio dos fóruns de socialização, onde os participantes postavam comentários ou dúvidas de cada atividade (Tabela 1). Em cada fórum, foram introduzidas questões geradoras e os participantes interagiram respondendo às perguntas ou introduzindo novas perguntas, de acordo com as dúvidas a respeito dos assuntos tratados.
Certificados de participação foram fornecidos a todos participantes do curso que cumpriram a participação exigida e que apresentaram. A carga horária final do curso foi de 40 horas.