Cultivo de sementes crioulas de milho, feijão e abóbora em consórcio


Procurando fomentar os valores tradicionais e diminuir  o consumo de alimentos industrializados focando em técnicas sustentáveis de uso do solo e da agua objetivando segurança alimentar e qualidade de vida, adquirimos uma pequena propriedade na serra da paulista a 1200 m de altitude que fica localizada no município de São João da Boa Vista. Esta propriedade possui um alqueire e foi adquirida a 3 anos em sociedade com um casal de amigos. Somos professores do IFSP e fizemos isso com intuito de cultivar alimentos saudáveis para consumo próprio. Assim iniciamos cultivando batata doce e mandioca através de ramas doadas por moradores antigos próximos de nossa propriedade, fizemos também uma horta. Tudo orgânico. Depois iniciamos o cultivo de sementes crioulas de milho, feijão e abóbora no sistema Milpa, uma estratégia pré-colombiana para produção de alimentos usada pelos povos nativos latino-americanos há mais de 5 mil anos. O cultivo da terra é realizado por meio adubação verde com espécies adaptadas a localidade, desta maneira dispensamos o uso de adubação química e quaisquer tipo de agrotóxico. Nosso sistema é baseado em conceitos estudados pela pesquisadora Ana Maria Primavesi e técnicas indígenas como a sucessão de áreas de cultivo. Estas experimentações apresentaram resultados significativos propiciando excelentes colheitas de batata doce, mandioca, milho macabu, milho cateto, maiz morado, feijão sangue de tatu, feijão carnaval, banana, abóbora, feijão guandu, cachi entre outras espécies. Desta produção além de retirar as sementes para o próximo cultivo e doação, também consumimos os alimentos produzidos com fartura, Das espécies de milho cultivado alem do consumo in natura fizemos fubá e  farinha de milho. Todas as sementes foram adquiridas através de trocas e doação em feiras de sementes e também compra de produtores de semente crioula de algumas mais difíceis de encontrar. A dificuldade encontrada é que as sementes de milho devem ser cultivadas em tempo diferentes da safra na região, para não haver a polinização cruzada pelas transgênicas, assim temos que iniciar cultivo mais adiantado e irrigar por um período. Além desta experiência, pretendemos em um futuro próximo, receber alunos do IFSP para vivências  permaculturais, cursos e palestras sobre a importância ambiental na qualidade de vida dos seres humanos, para isso, estamos melhorando a infraestrutura do local, bem como o acesso.

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) a experiência está relacionada?

  • Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)
  • Iniciativa de gestão coletiva de bens comuns (ex. Ecovilas, experiências comunitárias entre outras)

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?

  • Projeto de extensão
  • Projeto de pesquisa

Como é feita a gestão da experiência?

  • Familiar
  • Individual

Gênero - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Igualitário

Raça - A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?1 a 5

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?1 a 20

Faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

Indique quais redes faz parteRede de Agroecologia do Leste Paulista

Com que frequência a experiência se reúne com outras organizações e qual a finalidade desses encontros?Eventualmente, em encontros com pesquisadores em agroecologia.

Nome da organizaçãoIFSP - Campus São João da Boa vista

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades? Acesso à terra e território

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.

A dificuldade encontrada é que as sementes de milho devem ser cultivadas em tempo diferentes da safra na região, para não haver a polinização pelas transgênicas, assim temos que irrigar por um período. Além desta experiência, pretendemos em um futuro próximo, receber alunos do IFSP para vivências permaculturais, cursos e palestras sobre a importância ambiental, para isso, estamos melhorando a infraestrutura do local, bem como o acesso.

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Acesso a tecnologias sociais
  • Projetos de pesquisa
  • Troca de experiências

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.

É necessário instalar painéis solares para captação de energia sustentável além da elétrica.

Construir a infraestrutura física (construção e acesso) necessária para fomentar projetos de pesquisa e extensão.

Realizar eventos no local para troca de experiências após a construção da infraestrutura citada.