Crianças Sementeiras-Guardiãs da Terra

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Crianças Sementeiras-Guardiãs da Terra

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Projeto Crianças Sementeiras desenvolve-se desde 2023, com dois coletivos de crianças multietário de 4 a 13 anos, que encontram-se duas vezes por semana, para viver experiências de alfabetização ecológica e agroecológica e educação ambiental crítica, no território da Madre Tierra e entornos onde vivem. O coração do projeto é cultivar o amor pela Terra - um amor tão grande que possa desenvolver nas crianças um Olhar Atento, uma Escuta Sensível, um Pensar Crítico, um Agir Justo, um Cuidar Integral e um Semear a Terra com Consciência Expandida e Conexão Profunda - um Amar Genuíno Ancestral e Orgânico pela Terra.
O Projeto Educadoras Guardiãs das Infâncias desenvolve-se desde 2019, e são encontros de estudos e percursos críticos transformadores que buscam aprofundar as conexões entre criança e natureza, criança e agroecologia, educação, agroecologia, emergências climáticas, desenvolver estado de consciência ambiental que permita orientar processos educativos ambientais e agroecológicos nas escolas com potência e efeitos concretos nas comunidades.
E o terceiro Projeto é o de Construção de Hortas Comunitárias Descentralizadas e Populares no bairro, com as comunidades.

Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)

Município e Estado da experiência:
Porto Alegre (RS)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
em área periurbana (na transição entre o rural e o urbano)

Em que ano se iniciou a experiência?
2019.2023

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não

Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento

Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação

A experiência pode ser associada a quais temas?
Arte, Cultura e Comunicação, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es Urbanas/os, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Pescadoras/es e outros povos das águas, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas

Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Povos indígenas, Ribeirinhos

Identifique qual(is) povo(s) indígena(s) participa(m) da construção desta experiência.
Charrua, Guarani, Kaingang

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma consolidada

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Aumento de plantas espontâneas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios, Lagoas, Campos e várzeas, Outro

Qual(is) outro(s)?
Matas ciliares, bugios, plantas nativas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Fogões ecológicos, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Jardins de chuva, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
-encontros de debates e conscientização sobre as mudanças climáticas
-eventos
- os projetos citados acima, por meio de seus currīculos
- construção de hortas comunitárias

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Não

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Divulgação nas redes sociais, Não foi desenvolvida nenhuma ação ou produto de comunicação

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Facebook, Whatsapp, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
-

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
Poiesis das Crianças

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
Poiesis

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência