Construindo relações éticas e solidárias campo-cidade


A Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores, constituída por 15 empreendimentos associativos,  grupos de mulheres e jovens quilombola, está presente no Território Nordeste  Paraense – região Bragantina,e atua fortalecendo a Agricultura Familiar e a Economia Solidária. Em abril de 2006, esse coletivo apoiado pela Escola de  Formação Para Jovens Agricultores de Comunidades Rurais Amazônicas - ECRAMA e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará – CEDENPA foi apresentada a  necessidade de responder a percepção de homens e mulheres, se propondo a um trabalho em rede com a percepção de“ pensar e construir juntos novas  formas de produção, transformação e comercialização.”

Assim, a rede se articula no sentido  de apoiar os empreendimentos do nordeste paraense, nesse sentido, uma das ações  que realizamos é a comercialização dos produtos da agricultura familiar, produzidos  por grupos e empreendimento econômicos solidários associados a rede. Os produtos  são expostos na loja Rede Bragantina, localizada no município de Belém. Durante a pandemia, houve mudanças na comercialização dos produtos, e se percebeu a necessidade ampliar o sistema de  entregas, que antes era reduzido. A loja que antes funcionava de segunda a  sexta-feira, com comercialização dos produtos e serviços de lanches, teve que  suspender está última atividade. Assim, no novo sistema, trabalhamos com o atendimento  destinado apenas para a retirada do produto na loja, de segunda a sexta, com horário  determinado.
Também ampliamos o sistema de  entregas, por delivery. Os pedidos eram solicitados com antecedência, e as  entregas ocorrendo em dois dias da semana (segunda e quinta), pela parte da manhã. O  valor mínimo para as entregas era de R$ 40,00 e uma taxa que variava de acordo  com o bairro.