Construindo o saber agroecológico: uma proposta no vale do Apodi-RN
A Escola do campo é uma concepção política pedagógica voltada para dinamizar, conhecer e aprofundar as relações do cotidiano. Nesse sentido, o papel da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais tem sido de fundamental importância para a implantação da educação contextualizada. Contextualizar significa, antes de tudo, levar em consideração as potencialidades sócio-culturais, econômicas e ambientais do Semi-Árido e dos sujeitos que o compõem. Nesse contexto, objetivou-se à formação integral de jovens rurais do vale do Apodi-RN, em uma proposta de construção do indivíduo crítico, reflexivo, competente, técnico e eticamente comprometido com as transformações sociais, políticas e culturais nos conceitos da agroecologia. O trabalho foi realizado entre os dias 21 e 23 de março de 2013 no município de Apodi-RN, e executado pelo Núcleo Macambira de Agroecologia (NUMA). O público alvo constou de estudantes da rede publica que tivessem moradia na zona rural, foram então selecionados 30 jovens. A equipe de educadores foi constituída por um grupo de animação com finalidade de possibilitar a integração, cultura e lazer dentro da proposta de valorização da identidade e costumes locais dos educandos; e facilitadores palestrantes na qualidade de divulgadores do conhecimento empírico-científico rural, aplicados a agroecologia. As informações obtidas neste trabalho foram analisadas e expressas de forma descritiva. No processo de discussão da conscientização agroecológica, o entendimento do comportamento e funcionamento dos saberes sócio-político-cultural local pelos educandos é de extrema importância como proposta inicial de situação do individuo no meio o qual se insere.