Construção de sociedades sustentáveis: buscando outros currículos na educação
Entendemos que a articulação entre a caminhada educacional, no campo progressista, e a caminhada da agroecologia, pode resultar em caminhos promissores para a construção de uma cultura de participação, para a busca de sociedades sustentáveis. Nesta perspectiva, trabalhamos, articuladamente, duas dimensões que consideramos fundamentais. O campo da formação de professores e o campo curricular. O processo formativo esteve alicerçado no “pensar e fazer”, no conceber e executar currículos. Currículo balizado em valores sustentáveis, em princípios da agroecologia. Apoiado, dentre outros, em Paulo Freire, Altieri e Gliessman, este encaminhamento foi efetivado junto a 20 estudantes de Curso de Licenciatura em Biologia. A experiência realizada trouxe elementos que sinalizam a pertinência e a necessidade praticar um outro currículo. Um currículo que problematize valores consumistas e busque a constituição de valores sustentáveis. Como resultado, sinalizamos encaminhamento teórico-metodológico, para, mediante processos educativos, contribuir para a constituição de sociedades sustentáveis.