Concessão de subvenção econômica aos produtores de borracha natural bruta do Estado do Acre


A Lei dispõe sobre concessão de subvenção econômica aos produtores de borracha natural bruta do Estado do Acre e dá outras providências.
O Governo do Estado do Acre acredita que o desenvolvimento econômico do estado é possível com políticas públicas que unem a conservação ambiental e o cuidado com pequenos produtores, extrativistas e indígenas. Prova disso é o pagamento de subsídios pela produção de 462 toneladas de borracha e murmuru. O subsídio é uma experiência exitosa de pagamento por serviços ambientais, que estimula a continuidade das cadeias produtivas sustentáveis. Os pagamentos somam o montante de R$ 3,1 milhões, e beneficiou 965 extrativistas. As famílias beneficiadas concentram-se em quase todo território acreano, sendo a maioria residente em áreas ribeirinhas e reservas florestais.  A medida atende ao cumprimento da Lei 1.277/1999, e funciona como incentivo para famílias cuja principal fonte de renda é o extrativismo, aliada à política de preservação e conservação da floresta.  A iniciativa é coordenada atualmente pela Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) e conta com apoio financeiro do Programa REM Acre Fase II.

Número da política (se houver)LEI N. 1.277, DE 13 DE JANEIRO DE 1999 - ALTERADA PELA LEI ESTADUAL Nº 2.027/2008 - REGULAMENTADO PELO DECRETO ESTADUAL Nº 6.153/2020 2020

População total do estado.733.559 habitantes - 2010

População urbana532.279 habitantes

População rural201.280 habitantes

Estimativa de público beneficiário pela política estadual965 extrativistas

Instrumento legal (ou ato normativo) que institui a políticaLei

Principal ente executor/gestorGoverno Estadual

Principal ente financiadorGoverno Estadual

Orçamento anual13.459.000 bilhões - do dinheiro considerado "tesouro estadual"

Há algum órgão colegiado com participação popular que exerça o controle social desta política pública?Não

Qual a situação atual da política pública?Consolidada (existe, há estrutura pública e há orçamento garantido a cada ano)