Comissão Estadual de Produção Orgânica - Cporg


As CPOrgs - Comissões de Produção Orgânica são fóruns compostos por representantes de segmentos da rede de produção orgânica dos estados e do Distrito Federal, formados, paritariamente, por entidades governamentais e não governamentais. A CPOrg-PE reúne-se regularmente e tem várias atribuições definidas pela Instrução Normativa nº 13, de 28 de maio de 2015, do MAPA, como, por exemplo, coordenar ações e projetos de fomento à produção orgânica; sugerir adequação das normas de produção e controle da qualidade orgânica; auxiliar na fiscalização, pelo controle social; e propor políticas públicas para desenvolvimento da produção orgânica.A partir desta Instrução as CPOrg estaduais passam a ter um papel mais ativo na formulação, gestão e difusão da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO). Além disso, as CPOrg estaduais também passam a ser coordenadas pela sociedade civil, o que é uma grande conquista da Articulação Nacional. Com a recomposição, a CPOrg em Pernambuco passa a ter como membros da sociedade civil: o Centro Sabiá, o IDESS, o SERTA, a Terra Fértil, a Terra e Vida, a FETAPE, a UNICAFES, a AGROFLOR, a AMATERRA, a ECOOTERRA, a Assoc. Prod. Orgânicos do PA Ronda, a AABFCORM (suplente) e a AMARFITSA (suplente). Como membros do poder público a comissão ficou com representações do: IPA, CESURB, Secretaria da Mulher, SEMAS, FIOCRUZ, ITEP, ADAGRO, PRORURAL, SEAF, UFRPE e MAPA. Um dos principais desafios para a CPOrg-PE é conseguir articular com outras organizações, conselhos, redes e articulações do campo popular na construção de uma Política e um Plano Estadual de Agroecologia que venham fortalecer e apoiar ainda mais a agricultura familiar camponesa e agroecológica no estado de Pernambuco. Outra questão de suma importância se refere ao Projeto de Lei 769/2016 que trata da regulamentação das feiras orgânicas do Estado de Pernambuco, esse PL foi apresentado por um Deputado Estadual, onde a CPOrg teve um papel muito importante quando apresentou  propostas de alteração ao PL 769/2016, que foram acatadas e alteradas no PL original, tornando-o  mais condizente com a realidade das famílias que trabalham com a produção orgânica dentro da agroecologia. Essas proposições foram construídas e debatidas em audiência pública conjunta das comissões de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Administração Pública, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e de Saúde. A CPOrg/PE tem por finalidade auxiliar nas ações necessárias ao desenvolvimento da produção orgânica, com base na integração dos agentes da rede de produção orgânica dos setores público e privado e na participação da sociedade no planejamento e gestão democrática das políticas públicas.

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Não, a experiência já vinha acontecendo e continua durante a pandemia

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaProdução agroecológica/orgânica

Tipo de produto

  • Alimento in natura
  • Outro

Qual outro?REgulação da Produção Orgânica

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Não

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiênciaDe 30 a 60 anos

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)Feiras agroecológicas

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?Intercâmbio/vivência

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Sucessão geracional frágil ou inexistente
  • Contaminação/poluição ambiental
  • Agrotóxico
  • Transgênico

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos?

  • E-mail
  • Whatsapp/Telegram

12. Redes em saúde e agroecologia

De que forma sua organização poderia colaborar na criação e/ou fortalecimento dessas redes?com desenvolvimento de pesquisas e processos formativos.