Comida de Verdade: fortalecimento das compras públicas da agricultura familiar em Viçosa


 O processo de mobilização relacionado com as eleições de 2020 teve um papel importante nesta experiência. De uma maneira geral, as organizações sociais do município se envolveram bastante com a campanha, especialmente a disputa para o executivo, tento um candidato de esquerda, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) muito alinhado com os movimentos sociais, especialmente o movimento negro e a pauta da agroecologia. Ocorreu um bom “encaixe” do processo nacional “Agroecologia nas Eleições” em Viçosa. O candidato a prefeito pelo PT não foi eleito, mas teve uma votação muito expressiva, e no legislativo o PT passou de uma cadeira para duas. Assim, o processo eleitoral foi marcante, como parte da retomada da mobilização social em Viçosa, que vem ocorrendo desde o golpe de 2016, passando pelas eleições de 2018 e todas as manifestações que ocorreram neste período.


O Polo Agroecológico da Zona da Mata foi criado por lei em 2018 e teve suas atividades iniciadas em 2019, onde o lançamento ocorreu em um grande evento realizado no CTA, com representação de mais de 100 organizações sociais e diversos mandatos legislativos estaduais, federais e vereadoras e vereadores de diversos municípios. Em 2021, vários/as dos novos/as vereadores/as passaram a acompanhar a dinâmica do Polo. Uma destas novas lideranças foi Jamille Gomes, eleita pelo PT de Viçosa para seu primeiro mandato, com uma plataforma em que se destacavam as temáticas dos direitos das mulheres, a maternidade, a educação popular e a agroecologia, entre outros.
O CTA trabalha a muitos anos com o fortalecimento do protagonismo das mulheres agriculturas, tendo desenvolvido e utilizado amplamente a “Caderneta Agroecológica” como instrumento pedagógico e de organização das mulheres. Junto com a UFV, foi implementado um projeto de acompanhamento de grupos de mulheres na utilização das cadernetas, onde o tema da comercialização da produção foi apontado como um dos maiores desafios. A abertura dos mercados institucionais locais foi identificada neste processo como uma das estratégias para fortalecimento das mulheres. Neste ínterim, o tema das compras públicas foi assunto de seminário temático no Polo Agroecológico e definido como eixo central do trabalho da iniciativa agroecologia nos municípios de Viçosa.
A principal organização social presente na AnM Viçosa é o CTA, que junto com o mandato da vereadora Jamille Gomes, lidera esta iniciativa. Desde maio de 2021 vem ocorrendo reuniões da AnM Viçosa, com as presenças das organizações, o mandato e a consultoria estadual. Já na primeira reunião foi informado ao consultor que o tema das compras públicas estava definido como o eixo de trabalho. A partir disso, a estratégia acertada foi a elaboração de um Projeto de Lei (PL), sua tramitação na Câmara Municipal com acompanhamento e mobilização das organizações sociais.
Como estratégia de divulgação e engajamento ao projeto, foi realizado um evento público on-line (webinário) de lançamento do projeto no período de comemoração do aniversário de 150 anos do município, em 30 de setembro. Um amplo e minucioso plano de comunicação foi organizado para o evento, com etapas e materiais direcionados para diferentes públicos, lançados antes, durante e após o webinário. No evento foram apresentados os potenciais benefícios do projeto ao município, a partir de falas de agricultoras, assessorias técnicas, professoras e professores da UFV e de Maria Emília Lisboa (FASE/ANA), ex presidenta do CONSEA Nacional.
A principal resistência colocada ao projeto veio do assessor jurídico da Câmara, que expressou diversas contrariedades e destacou possíveis ilegalidades do PL. O coletivo que está à frente da iniciativa AnM percebe que embora o assessor jurídico seja uma única pessoa física, ele representa a concepção e o pensamento de um grupo social e político do município, que é refratária a qualquer tipo de organização emancipatória da classe trabalhadora. Especialmente o ambiente rural sofre a influência da elite econômica da cidade, alinhada com o pensamento político conservador, fortalecido pela concepção de agricultura defendida majoritariamente na UFV, completamente subordinada às grandes corporações.
Uma estratégia utilizada para superação desta resistência foi buscar experiências, legislações e jurisprudências em outros municípios, no PT estadual e com os mandatos legislativos federais e estaduais alinhados com a agroecologia. O coletivo de Viçosa recebeu apoio do mandato do deputado estadual Cristiano da Silveira (PT-MG) e especial atenção da assessoria da deputada estadual Leninha (PT-MG) que mobilizou especialistas para auxiliar no fortalecimento da argumentação técnica e política do projeto, assim como nas estratégias de tramitação.
O projeto foi apresentado e debatido no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, como parte da estratégia de angariar apoios e facilitar o processo de tramitação. As pessoas presentes na reunião do Conselho fizeram sugestões e manifestaram seu contentamento e apoio com o PL.
Embora tenha sido protocolado na secretaria da Câmara em setembro de 2021, o projeto ficou parado na casa legislativa, a pedido da Vereadora Jamille. Isto ocorreu por definição do grupo gestor da iniciativa, que avaliou ser difícil a mobilização social para acompanhar a tramitação durante o ano de 2021. A partir de fevereiro de 2022 o PL inicia o percurso de debates, pareceres e votações nas comissões e no plenário da Câmara Municipal.
Foi definido pelo grupo gestor a realização de uma audiência Pública na Câmara Municipal e um evento de aprofundamento temático no Polo Agroecológico da Zona na Mata, nos meses de março e abril de 2022.

2. Antecedentes da experiência

2.1 Faça um resumo dos antecedentes da experiência que antecederam a iniciativa Agroecologia nos Municípios.

A definição do município de Viçosa como prioritário para ação de incidência nesta iniciativa ocorreu em duas etapas. Inicialmente, a AMA percebeu que a constituição e consolidação do Polo Agroecológico da Zona da Mata, deveria ser priorizada nesta ação de incidência, por ser uma inciativa inovadora no Estado, de incidência coletiva sobre as políticas públicas municipais. Assim, foi passada para a coordenação do Polo a deliberação de qual o município seria priorizado. Dentro do Polo foram discutidos diversos critérios, culminando com a indicação de Viçosa em função de apresentar um movimento consistente da sociedade civil no sentido do fortalecimento da agroecologia, que envolve a incidência sobre o poder público municipal. Além disso, é um município polo microrregional, referência em termos de diversos serviços como a educação, saúde e do comércio. Soma-se o fato de possuir organizações sociais com amplo reconhecimento e larga trajetória, como o CTA-ZM e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

3. Participação social e política na experiência de incidência

3.3 A experiência de incidência é realizada conjuntamente a organizações da sociedade civil (grupos, coletivos, organizações, movimentos sociais e outros)?Sim

3.5 Em que âmbito se deu a participação da sociedade civil no processo de incidência?

  • Reunião com técnicas/os de órgãos públicos
  • Na articulação com atores políticos (esfera estadual
  • Na redação/elaboração de políticas públicas
  • Na articulação com atores políticos (esfera municipal)
  • Mobilização e fortalecimento de grupos da sociedade civil

3.6 Dentre as pessoas protagonistas, marque o grupo com maior participação:Mulheres

3.7 Dentre as pessoas protagonistas, marque o grupo com maior participação:Não é possível aferir

3.8 Dentre as pessoas protagonistas, marque o grupo de faixa etária com maior participação:30 - 59 anos

3.10 Como você qualifica os espaços de participação social no município de incidência?Restritos/limitados (participação meramente formal em algumas etapas do processo)

3.10. 1 Faça uma breve consideração sobre a qualificação dos espaços de participação social a partir da resposta anterior

A atual gestão do município de Viçosa, que iniciou em 2021 não dá valor aos espaços de controle social e participação. Os conselhos permanecem existindo formalmente e a maior parte segue realizando reuniões. Entretanto, o governo municipal participa muito pouco, não nomeou todos os seus componentes e não garante acesso às informações relevantes. Não são tomadas decisões de maior relevância nestes espaços e os membros estão de uma maneira geral desmotivados.

A sociedade civil segue participando, com maior nível de mobilização em alguns conselhos e baixo em outros.

O CMDRS é o mais importante conselho em atividade, relacionado com a temática. Existe o Consea Municipal, entretanto não está ativo atualmente.

3.12 Descreva os resultados e aprendizados do processo de participação da sociedade civil na experiência de incidência.Não foi possível neste período realizar um diálogo com as organizações sociais sobre os aprendizados relacionados a esta experiência. O CTA, principal organização envolvida, tem larga experiência com participação social e incidência política ao nível estadual e nacional, e em menor grau no nível municipal.

3.13 Descreva as fragilidades e desafios/dificuldades do processo de participação da sociedade civil na experiência de incidência.

O principal espaço de articulação e participação da sociedade civil é o Polo Agroecológico da Zona da Mata. Atualmente, durante a pandemia, as reuniões ocorrem de forma virtual, com boa participação: mais de 60 pessoas por evento, cerca de 20 municípios e número grande de organizações sociais.

Entretanto, no que diz respeito ao espaço de formulação e articulação da AnM, a participação social nesta experiência está muito centrada no CTA e no mandato popular da vereadora Jamille Gomes. Somente durante o processo de organização do webinário e no próprio webinário foi possível ter maior número de pessoas participando diretamente da experiência.

Indique o perfil dos/as participantes da sociedade civil com quem a experiência de incidência foi articulada durante a iniciativa.

  • Grupos e coletivos
  • Movimentos Sociais
  • ONGs
  • Universidades

NomeCentro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata

Qual o papel da organização na iniciativa?

  • Facilitadora do processo participativo
  • Mediadora entre sociedade civil e poder público
  • Participante
  • Apoiadora

NomeGrupo de pesquisa e Extensão da UFV

Qual o papel da organização na iniciativa?Participante

NomeMarcha Mundial das Mulheres

Qual o papel da organização na iniciativa?Participante

4. Institucionalidade

4.1 Quais esferas públicas estiveram associadas?

  • Executivo
  • Legislativo

4.2 A experiência se deu de forma suprapartidária? Sim

4.3 A experiência se deu de forma intersecretarial/intersetorial? Sim

4.4 Houve envolvimento de conselhos municipais?Sim

4.5 A experiência resultou em alguma institucionalização?Projeto de Lei

4.6 A experiência está relacionada a outras políticas públicas municipais?Sim

4.7 A experiência está relacionada a alguma política pública estadual?Sim

4.8 A experiência está relacionada a alguma política pública federal?Sim

Indique o perfil dos/as participantes do Executivo com quem a experiência de incidência foi articulada durante a iniciativa.Secretária/o Municipal

Indique o perfil dos/as participantes do Legislativo com quem a experiência de incidência foi articulada durante a iniciativa.

  • Técnico/a da Câmara Municipal
  • Assessoria
  • Vereador/a

Quais conselhos municipais foram envolvidos? Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural

Indique qual o nome e/ou número da norma ou instrumento de política pública.PL 046/2021

Qual o estado atual da norma ou instrumento de política pública?Não se aplica

Há orçamento para execução da política pública?Não se aplica

Apresente outras políticas municipais com a qual a experiência está relacionada.

O município de Viçosa tem em sua Lei Orgânica um capítulo que versa sobre a ordem econômica, com uma seção dedicada para a Política Rural. Em seus artigos 187 e 188 institui o fomento à agropecuária e a organização do abastecimento alimentar, tendo como foco o cuidado com o manejo dos solos e proteção dos mananciais, a diversificação e a comercialização da produção da agricultura familiar, dentre outros temas afins. 

Quais políticas estaduais?

Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAAFAMILIAR, instituída em Minas Gerais através da Lei Estadual nº 20.608 de 07 de janeiro de 2013, regulamentada pelo Decreto nº 46.712, de 29 de janeiro de 2015. 

Política Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar – PEDRAF, instituída pela Lei nº 21.156/2014.

Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica – PEAPO, instituída pela Lei Estadual nº 21.146/2014

Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – PESANS (Lei Estadual nº 22.806/2017)

Polo Agroecológico e de Produção Orgânica na região da Zona da Mata (Lei Estadual nº 23.207/2018).

Quais políticas federais?

  • Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
  • Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)
  • Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Anexos

Reunião presencial grupo gestor no CTA dezembro 2021

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Reunião presencial grupo gestor dezembro 2021

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Anexo 3

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Anexo 4

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Anexo 5

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