
Coletivo Refloresta Arcoverde
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Educação ambiental nas escolas publicas, arborização urbana com arvores nativas e frutíferas, recaatingamento das serras com plantio de árvores nativas, bombas de sementes e trilhas Ecológicas socio educativas, com limpeza dos locais.
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Coletivo desenvolve ações de educação socioambiental nas escolas, com diversas palestras sobre o bioma local, oficinas de bombas de sementes, sensibilização com elementos da natureza, coleta de sementes e plantio nas escolas, na cidade e em seus arredores. Também realizam ações de observação e cobrança ao poder público quanto à implementação de leis ambientais e à efetivação daquelas já existentes. Trabalham, ainda, com conscientização em praças e instituições que os convidam.
Estado da experiência:
Pernambuco (PE)
Município e Estado da experiência:
Arcoverde (PE)
Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano em cidades médias (com mais de 50 mil habitantes)
Em que ano se iniciou a experiência?
2019
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Não
Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros)
Como a experiência de conservação e convivência com os territórios (campos, florestas, matas, rios e outros) pode ser identificada?
Outros
Qual outro?
Entender e preservar os recursos naturais, se entender enquanto natureza, conhecer e proteger a agrobiodiversidade, construir uma cidade resiliência e ecologicamente equilibrada, entender a importância das florestas de pé, saber que é possível produzir alimentos em pouco espaço, valorizar o campo e nossa cultura.
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Águas e Saneamento, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Políticas Públicas e fomento, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Outra
Qual outra?
Coletiva
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Não é possível aferir
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Gestoras/es públicos, Juventudes, Movimentos sociais
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Não é possível aferir
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Qual(is) outro(s)?
Construção civil
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Rios
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Conservação do solo, Convivência com o semiárido, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Recaatingamento
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Outro
Qual(is) outro(s)?
Conscientização da população e cobrança por ações do poder publico
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
O Coletivo Refloresta Arcoverde por meio das ações supracitadas, mas tem grupos de trilhas na cidade que também ajudam no processo de educação ambiental e recaatingamento.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
Não se aplica
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
refloresta_arcoverde
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação