Coletivo de Mulheres Raízes da Terra


O movimento tem como principais objetivos trazer autonomia para as mulheres agricultoras, desenvolver e resgatar conhecimentos agroecológico no manejo das ervas medicinais e produtos naturais. O Coletivo teve inicio no ano de 2009 com as primeiras movimentações das mulheres e teve sua formalização em 2011. Hoje o Coletivo conta com uma agroindústria que desenvolve e beneficia cosméticos e produtos naturais com base de ervas medicinais, são produzidos cremes, pomadas, balsamos, tinturas, sabonetes, artesanatos florais, etc
A experiencia  conta com cerca de 25 mulheres envolvendo as famílias do assentamento do Quilombo Campo Grande, a Universidade Federal de Alfenas e o Instituto Federal Sul De Minas Campus Machado e a Emater e agora pleiteia uma parceria com a secretaria de saúde do município de Campo do Meio para criação de uma farmácia viva, onde possam disponibilizar as ervas medicinais nos postos de saúde do município.

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) sua experiência está relacionada?

  • Iniciativa de incidência política e/ou execução de políticas públicas
  • Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)
  • Gestão de resíduos sólidos orgânicos (compostagem)
  • Distribuição, comercialização e consumo de alimentos
  • Certificação Participativa
  • Casa ou banco de sementes
  • Produção e beneficiamento

Como a experiência de produção e beneficiamento pode ser identificada?

  • Agroecológico
  • Orgânico (Certificado)
  • Em transição agroecológica

Qual o destino da produção?

  • Comercialização
  • Autoconsumo

Quais as principais formas de comercialização?

  • Mercado, quitanda e/ou sacolão
  • Instituto de economia solidária
  • Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA
  • Feira
  • Restaurante e Cozinhas comunitárias
  • Mercados institucionais (PNAE, PAA etc)

Quais mercados institucionais a experiência acessa?Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Como a experiência de distribuição, comercialização e consumo pode ser identificada?

  • Restaurante ou Cozinha comunitária
  • Mercado, quitanda ou sacolão
  • Instituto de economia solidária
  • Grupo de consumo responsável (GCR), compra coletiva, venda de cestas ou CSA
  • Feira
  • Apoio logístico e/ou entreposto

Quantas famílias agricultoras participam da feira?11 a 15

Agricultores/as de quantos municípios participam da feira?1 a 5

Quais produtos são comercializados na feira?

  • Hortaliças
  • Frutas
  • Outros
  • Produtos processados de origem animal
  • Produtos processados de origem vegetal
  • Artesanato
  • Ovos

Qual(is) outro(s)?Fitoterápicos e cosméticos naturais

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?

  • Projeto de pesquisa
  • Projeto de extensão

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?20 a 50

Você consegue dizer quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?301 a 500

Faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

A qual rede a experiência está integrada?Orgânicos Sul de Minas

Nome da organizaçãoCooperativa Camponesa

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?

  • Acesso à terra e ao território
  • Assistência técnica (ATER)
  • Comunicação/Divulgação
  • Conflitos socioambientais
  • Estrutura de operação
  • Gestão interna
  • Logística
  • Pessoal
  • Recursos financeiros

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Capacitação e cursos
  • Troca entre as experiências
  • Projetos de pesquisa
  • Políticas públicas
  • Insumos
  • Infraestrutura
  • Eventos
  • Crédito rural
  • Assistência técnica (ATER)
  • Apoio na comercialização
  • Acesso a tecnologias sociais