Coletivo de mulheres Empório da Chaya


Iniciamos em 05 de dezembro de 2015, éramos acampadas no acampamento Marli Pereira dos Santos, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Paracambi desde 2009. Iniciamos com uma cozinha de pallets, a chaya era uma planta que poderia ser cultivada em abundancia nas condições que tínhamos no acampamento, aos poucos o território que se encontrava em período de seca e com pouca produção, foi sendo tomado pela PANC. Com os pés em abundancia fomos beneficiando e elaborando diversas receitas. Quando o acampamento acabou seguimos  com o coletivo com objetivo de ação social  para mulheres  com a finalidade de trabalhar com as plantas alimentícias não convencionais , afim de levar saberes e sabores através das PANC's  Nosso objetivo era usar o coletivo como forma de instrumento de luta pela terra e por soberania Alimentar. Atualmente contamos com 7 mulheres no coletivo e oferecemos oficinas de receitas com as PANC's e eventos. Também estamos com um novo espaço no bairro Floreta em Paracambi e estamos construindo parceria com um grupo de processadoras. 

Identificação da experiência

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:articula o rural e o urbano no contexto Metropolitano

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?Desenvolve atividades de forma contínua, ainda que com intensidade variada.

A experiência faz parte de alguma organização?Não

Faz parte de alguma rede?Sim

Qual(is) rede(s)?Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ)

A experiência é principalmente de que categoria?

  • Beneficiamento
  • Comércio, feira e outras formas de venda de produtos
  • Outra
  • Produção

Qual outro?Oficina de culinária PANC em parceria com outras organizações de trabalho social

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence? Metropolitana

A experiência tem certificação como produção orgânica?Não

Qual o destino da produção?

  • Comercialização
  • Outro

Qual outro?Degustação nas oficinas

Quais as principais formas de comercialização?Feira

Os produtos possuem rótulo ou marca específica?Sim

Os espaços de beneficiamento podem ser identificados como?Cozinha caseira

Como a experiência de Comércio, feira e outras formas de venda de produtos pode ser principalmente identificada?Feira

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?Coletiva/Comunitária

A iniciativa envolve a gestão coletiva de algum tipo de recurso?Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por:Brancos

Sujeitos envolvidos

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?entre 11 e 20

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?21 a 50

Políticas públicas

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?Sim

Quais políticas públicas?Outra

Qual outra?Lei Aldir Blanc

Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Não

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?Não

Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades que a experiência enfrenta?

  • Recursos financeiros
  • Estrutura de operação e logística
  • Acesso à terra e ao território

Indique as principais demandas e necessidades da experiência.

  • Infraestrutura, insumos e outros recursos
  • Projetos de pesquisa
  • Assistência técnica

Anexos

Tipo de anexoImagem

Tipo de anexoDocumento (PDF, Word, Excel, etc)

Anexos

Coletivo de mulheres Empório da Chaya

Coletivo de mulheres Empório da Chaya

Dimensões: 425px x 410px
Tamanho: 24908 bytes

Produtos feitos da chaya

Produtos feitos da chaya

Dimensões: 1024px x 1024px
Tamanho: 302714 bytes

Anexo 3

Anexo 3

Dimensões: 425px x 410px
Tamanho: 24908 bytes

Anexo 4

Tamanho: 29109099 bytes