
Coletivo de Consumo Rural e Urbano - Solidariedade Orgânica
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Coletivo de Consumo Rural e Urbano - Solidariedade Orgânica
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Somos um coletivo e projeto de extensão da Universidade Federal do ABC (UFABC). O coletivo é resultado da colaboração de Técnicos Administrativos, Professores, Discentes (bolsistas e voluntários) e cooperadores voluntários vizinhos e moradores da região do ABCD Paulista. Desenvolvemos cursos, oficinas, palestras, pesquisas e extensão. E também, realizamos o abastecimento popular da comunidade acadêmica, através da criação de espaços na universidade para que agricultoras(es) escoem seus alimentos a um preço justo e acessível, por meio de em um conjunto de estratégias, logísticas e parcerias que permitem o estabelecimento de fluxos de alimentos agroecológicos.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
São Bernardo do Campo (SP)
Abrangência da experiência:
Intermunicipal - até 4 municípios
Quais municípios esta experiência abrange?
Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP)
Onde a experiência está localizada?
no meio urbano na Região Metropolitana
Em que ano se iniciou a experiência?
2014
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Construção social de mercados
Como a experiência de construção social de mercados pode ser identificada?
Grupos de consumo e CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura)
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Cooperativismo e outros arranjos comunitários, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Impactos das grandes obras, empreendimentos e outras violências, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pretos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Assentadas/os de Reforma Agrária, Comunidade LGBTQIAPN+, Consumidoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Extensionistas rurais e técnicas/os, Juventudes, Movimento de mulheres/feminista, Movimentos sociais, Pescadoras/es e outros povos das águas, Pesquisadoras/es, Povos e Comunidades Tradicionais, Sindicalistas
Identifique qual(is) o(s) povo(s) e comunidade(s) tradicional(is) participa(m) da construção desta experiência:
Comunidades quilombolas
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Aumento das chuvas, Chuvas extremas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 20 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Qual(is) outro(s)?
Petroquímicas
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Sementes, Florestas
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Os alimentos ofertados pela Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras da Barra do Turvo - RAMA são produzidos com base na agricultura agroecológica e nos saberes e fazeres da agricultura tradicional familiar e quilombola. Dessa forma, além da produção de alimentos, elas realizam a proteção, o cuidado e o manejo de seus territórios. A Barra do Turvo está localizada no Vale do Ribeira, na fronteira entre os estados de São Paulo e do Paraná, onde está a maior porção contínua de Mata Atlântica do Brasil. Seus fundamentos são a economia solidária, o feminismo, a agroecologia, a soberania alimentar, a defesa dos territórios e modos de vida das agricultoras, o combate ao racismo e a todas as formas de violência. Além disso, as camponesas e camponeses do Assentamento Ipanema, em Iperó - SP, contribuem produzindo alimentos agroecológicos e agroflorestas.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Whatsapp, Feiras, Reuniões nas comunidades
Indique o link do site:
https://ccrusolo.wixsite.com/ccrusolo
Indique o e-mail institucional:
ccrusolo@gmail.com
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@ccrusolo
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação, Contribui (ou contribuiu) para a captação de recursos
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
Mulheres plantam diversidade e colhem alimentos saudáveis a preços justos.” em: https://ojoioeotrigo.com.br/2025/03/mulheres-plantam-diversidade-e-colhem-alimentos-saudaveis-a-p recos-justos/
“Feminismo, agroecologia e a união entre campo e cidade: 4 anos da RAMA com a rede de grupos de consumo responsável” em: https://www.sof.org.br/feminismo-agroecologia-uniao-campo-cidade-4-anos-rama-e-rede-grupos-de-consumo-responsavel/
“ Gestão comunitária e tecnologia socioterritorial: análise da Rede de coletivos de consumo responsável na Região Metropolitana de São Paulo” em: https://repositorio.unesp.br/entities/publication/3f81b657-0e7a-4dbe-b788-ded2acb4155f
Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.
Anexe fotos para representar a experiência: