Clubinho da árvore – educação ambiental com crianças em comunidades rurais do Mearim

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Clubinho da árvore – educação ambiental com crianças em comunidades rurais do Mearim

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
A experiência “Clubinho da Árvore” é uma metodologia de educação ambiental voltada para crianças de comunidades rurais acompanhadas pela ACESA, em municípios do Mearim do Maranhão. Criada em 2017, realiza ações semanais com atividades lúdicas e formativas sobre meio ambiente, sementes crioulas, agrotóxicos, direitos das crianças, entre outros temas. As ações incluem rodas de conversa, contação de histórias, produção de fanzines, criação de viveiros de mudas e plantios comunitários. O trabalho é conduzido por educadores populares das próprias comunidades e envolve escolas, igrejas, conselhos tutelares e famílias. A proposta estimula o protagonismo infantil no cuidado com o território e promove ações práticas de reflorestamento e sensibilização sobre os efeitos das mudanças climáticas.

Estado da experiência:
Maranhão (MA)

Município e Estado da experiência:
Bacabal (MA)

Abrangência da experiência:
Estadual - 5 ou mais municípios

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2017

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação da agrobiodiversidade (banco de sementes e viveiros)

A experiência pode ser associada a quais temas?
Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Biodiversidade e Bens Comuns, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Resiliência Socioecológica e Mudanças Ambientais, Terra, Território e Ancestralidade

Qual outro?
Falta de estrutura educacional: falta merenda, falta transporte, as estradas são intransitáveis parte do ano, falta de professores qualificados

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Crianças

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Perda de produção, Diminuição das chuvas, Aumento das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Maiores distâncias para acesso à água, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Alagamento de áreas, Erosão do solo, Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais agrícolas, Desaparecimento de espécies e variedades animais (criação animal), Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doenças nas criações animais, Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Sementes, Florestas, Matas, Rios

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Compostagem, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes

Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Assessoria e suporte à comunidades vulneráveis

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim

Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
No Clubinho da Árvore, as crianças participam ativamente da produção de mudas em viveiros comunitários, que são doadas e plantadas para recuperar territórios degradados, promovendo a restauração ambiental nas comunidades. Também atuam na recuperação e manutenção de hortas medicinais em escolas e na criação de hortas escolares em espaços comunitários, fortalecendo a ligação com a agroecologia e os saberes tradicionais. Essas práticas são acompanhadas por atividades de conscientização ambiental, que despertam nas crianças o compromisso com a preservação do meio ambiente e a defesa do território, tornando-as protagonistas da transformação socioambiental em suas comunidades.

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, Instagram, Whatsapp

Indique o link do site:
www.acesa.eco

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
acesa.eco

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://www.acesa.eco/post/culminância-do-clubinho-da-árvore-na-efa-de-pio-xii-sensibilização-sobre-a-violência-contra-mulhere
https://www.acesa.eco/post/culminância-do-projeto-plantar-para-salvar-no-povoado-cordeiro
https://www.acesa.eco/post/oficina-de-alimentação-integrativa-aquisição-de-conhecimentos-e-compartilhamento-de-experiências
https://www.acesa.eco/post/ação-clubinho-da-árvore-na-comunidade-claridade-são-luís-gonzaga-ma

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Relatório anual de 2017

Relatório anual de 2018

Relatório anual de 2020

Relatório anual de 2022

Anexe fotos para representar a experiência:

Plantio de mudas na estrada que dá acesso a escola na comunidade Santa Luzia - Lago Verde

Arquivo ACESA

Culminância do estudo do tema alimentação saudável na comunidade Claridade - São Luís Gonzaga do MA

Arquivo ACESA

Atividade de resgate de brincadeiras quilombolas na Comunidade Catucá - Bacabal - MA

Arquivo ACESA

Formação de educadores/as do clubinho da árvore de 2022

Arquivo ACESA