Circuito Sul Mineiro de Agroecologia


O Circuito Sul Mineiro de Agroecologia (CSMA) foi idealizado para ser um evento que proporcionasse a interação entre as Associações que compõe a Central Orgânicos Sul de Minas, entre os agricultores e entre técnicos, estudantes e agricultores, visando a soma de experiências e construção coletiva de novos saberes. Porém, diferentemente das propostas convencionais de dias de campo do setor agrícola, neste, a metodologia adotada o tornou prático e único, a começar pelo fato que toda a organização, decisão de quando, onde e qual tema abordar, couberam exclusivamente aos agricultores, ficando para as entidades apenas o papel de parceiros e colaboradores. A escolha de onde realizar as etapas, quais os temas a serem trabalhados, palestrante teve como propósito atender as demandas da associação anfitriã. O CSMA já realizou quase 20 etapas, com diferentes experiências compartilhadas. Primeiro, definiu-se pela participação máxima de 60 pessoas. Esta limitação possibilitou uma redução de esforços para convite; facilidade na organização da infraestrutura de alimentação, banheiros e espaços para as discussões e apresentações. Segundo, o tema central apresentado foi sempre a experiência do agricultor anfitrião, proporcionando empoderamento, segurança, reconhecimento e trocas de experiências. Em terceiro aponta-se a apresentação do tema complementar por um órgão colaborador (Emater ou IFSULDEMINAS), conforme escolha da Associação local. O Circuito Sul Mineiro de Agroecologia promoveu a consolidação dos objetivos propostos e uma aproximação entre os agricultores ligados a Orgânicos Sul de Minas (LABIGALINI et al., 2014). Durante suas edições, foram discutidos temas como o uso do papelão no manejo de invasoras, café feminino, meliponicultura, banana orgânica, alfabetização ecológica, ciência compartilhada, sementes crioulas, bioconstrução, sistemas agroflorestais, agricultura biodinâmica e outros.

2. Informações sobre a experiência de agroecologia

A qual(is) categoria(s) sua experiência está relacionada?

  • Casa ou banco de sementes
  • Certificação Participativa
  • Outro
  • Iniciativa de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão)

Qual(is) outra(s)? Uso do papelão no manejo de invasoras, café feminino, meliponicultura, banana orgânica, alfabetização ecológica, bioconstrução, sistemas agroflorestais, agricultura biodinâmica

Como a experiência de construção do conhecimento (ensino, pesquisa e extensão) pode ser identificada?

  • Projeto de extensão
  • Núcleo de Estudo em Agroecologia (NEA)
  • Grupo de estudante

3. Sujeitos envolvidos na experiência

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?mais de 100

Você consegue dizer quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?501 a 1000

Faz parte de alguma organização?Sim

Faz parte de alguma rede?Sim

A qual rede a experiência está integrada?Orgânicos Sul de Minas

Nome da organizaçãoCentral de Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas Gerais

4. Financiamento

A experiência teve algum tipo de financiamento? Sim

Quais foram os financiamentos, quem financiou e qual o valor financiado? Projeto de Extensão apoiado pelo  IFSULDEMINAS.

5. Dificuldades e demandas

Quais as principais dificuldades a experiência enfrenta no desenvolvimento das atividades?Gestão interna

Descreva as dificuldades encontradas para cada uma das questões elencadas acima.Articulação entre os atores para a continuidade das ações.

Indique as principais demandas e necessidades da experiência. Políticas públicas

Descreva as demandas e necessidades para cada uma das questões elencadas acima.A demanda refere-se a necessidade de apoio para o fortalecimento das articulações entre as instituições parceiras e agricultores/as.

6. Comunicação

Telefone35 9 99537087

Anexos

Anexo 1

Dimensões: 1694px x 805px
Tamanho: 1724266 bytes