Chácara Sol Nascente
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Chácara Sol Nascente
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Escola de Aprendizado Colaborativo em Agricultura:
Espaço autoeducativo para agricultura agroecológica, biodinâmica, permacultura, agrofloresta, e vida em comunidade intencional.
Estado da experiência:
Rio Grande do Sul (RS)
Município e Estado da experiência:
Sentinela do Sul (RS)
Abrangência da experiência:
Internacional - mais de 1 país
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2011
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação
A experiência pode ser associada a quais temas?
Agricultura Urbana e Periurbana, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Brancos
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Consumidoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes, Outros
Qual(is) outro(s)?
Pessoas de origem urbanas que buscam capacitação em agricultura
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Alteração no calendário de chuvas, Chuvas extremas, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 30 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Florestas, Matas, Açudes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Energia (eólica, solar etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Caixas cheias (recuperação e manejo de brejos e áreas alagadas), Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Drenagem e enfrentamento a enchentes, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de raças crioulas de animais, Salvaguarda de sementes, Pecuária sustentável, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem), Outras
Qual(is) outra(s)?
Manejo biodinâmico, desenho em permacultura.
Quais são as práticas relativas à energia que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Geração de energia solar ou aquecimento solar de água, Energia solar
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Organização de grupos e comunidades, Pesquisa, produção e comunicação de informações qualificadas
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
Convivência em comunidade intencional ecológica.
Capacitação/formação entre pares em agricultura familiar agroecológica.
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Sim
Qual(is) política(s) acessa?
Lei da Agricultura Orgânica (Certificação), Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF)
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Organização de rede de comunicadoras/es populares, Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Divulgação nas redes sociais, Outros
Qual(s) outro(s)?
Mutirão de capacitação entre agricultores e pessoas a fim
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Site, E-mail institucional, Instagram, Facebook, Whatsapp, Telegram, Outros
Indique o link do site:
https://www.chacarasolnascente.com.br/escola-aprendizado-colaborativo-biodinamica
Indique o e-mail institucional:
chacarasolnascentebiodinamica@gmail.com
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/chacara_solnascente?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ODdmZWVhMTFiMw==
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
https://www.facebook.com/share/19EUD2reRh/
Indique qual(is) outro(s) canais de comunicação e o link de acesso para eles:
https://wwoofbrasil.org/en/host/43732; https://www.workaway.info/en/host/232783476654
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação