Chã de Terra em Saúde


Nosso coletivo nasceu da união de desejos de transformar nossa comunidade e entorno, enquanto estudantes do curso técnico em Agroecologia do SERTA. Oriundas de universos profissionais diversos unimos a bagagem e conhecimento relacionado a produção, comunicação, cinema, antropologia, e nossas vivêncas também famliares e domésticas, aos novos aprendizados que fomos adquirindo ao decorrer do curso de agroeocologia. E entendendo que tínhamos um potnecial movedor de universos e entorno grande juntas, demos ínicio a uma pareiria e hoje gestamos oficinas que se relacionam tanto com o universo da agroecologia e saúde, quanto com o universo da autonomia de nossos corpos e consumo, de maneira geral. 
Trabalhamos prioritariamente nesse período com Manipulação e produção de fitoterápicos, laboratórios de campana, farmácias vivas, troca e partilha de saberes populares e tradicionais, homeopatia do solo, alimentação viva e fermentados, e cosmetica natural. 

Somos um coletivo germinado por mulheres moradoras de Paudalho, Recife e Olinda, que se uniram e encontraram forças juntas durante o curso de agroeocologia, e com o advento da pandemia que atravessou nossas vidas resolvemos nos engajar em oferecer experiências de partilha e trocas referentes a nossos conhecimentos adquiridos até aqui, propondo implantações de farmácias vivas, laboratórios de campanha e oficinas de fitoelaborados entre comunidades populares em nosso entorno e estado.

1. Identificação

Nome da organização que está registrando a experiênciaColetivo Chã de Terra

2. Duração da experiência

Essa é uma experiência criada em resposta aos efeitos da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus (Covid-19)? Sim, é uma experiência nova

3. Identificação do tipo experiência

Esta experiência é/foi realizada no Brasil?Sim

Selecione o tipo de experiênciaOutro

Qual outro?Autonomia em Saúde, junto ao conhecimento popular relacionado as plantas medicinais

4. Sujeitos

Você considera que a experiência tem uma atuação em Rede? Sim

Qual(is) a(s) identidade(s) do(s) grupo(s) social(is) e coletivo(s) que participa(m) da construção desta experiência?Grupo misto, composto por mulheres negras e brancas

Sexo - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiênciaFeminino

Se há um sexo com maior participação, indique Feminino

Cor ou raça - indique o(s) grupo(s) que participa(m) da experiência

  • Branca
  • Indígena
  • Parda
  • Preta

Se há uma cor ou raça com maior participação, indiquePreta

Faixa etária - indique o(s) grupo(s) que participa(m) dessa experiência

  • De 30 a 60 anos
  • De 15 a 29 anos
  • De 7 a 14 anos

Se há uma faixa etária com maior participação, indiqueDe 15 a 29 anos

Indicação do gênero das pessoas participantesmulheres cis, em maioria

6. Localização e abrangência espacial

Esta experiência está sendo cadastrada pelo celular (via aplicativo ODK Collect)? Não

7. Práticas em saúde e agroecologia

Práticas Agroalimentares (produção/beneficiamento/consumo)

  • Compostagem
  • Quintais sócio-produtivos (horticultura, pomar, etc.)
  • Outra

Qual outra?Implatação de Farmácias Vivas

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

  • Outra
  • Homeopatia

Qual outra?implantação de laboratório de campanha, produção e manipulação de fitoterápicos e biocosméticos

Práticas Populares e Tradicionais de Cuidado em Saúde ou Saúde Popular

  • Banhos
  • Benzimentos, orações, aconselhamento
  • Dietas alimentares
  • Remédios caseiros a partir de plantas medicinais

Esta prática é considerada uma tecnologia social pelos protagonistas da experiência? Sim

O que estimula a adoção dessa(s) prática(s)?

  • Curso de capacitação e treinamento
  • Participação em redes de aprendizados e conhecimentos
  • Ancestralidade/trajetória de vida/memória afetiva
  • Rodas de conversa e oficinas
  • Intercâmbio/vivência

8. Políticas públicas

Caso a experiência tenha acessado uma ou mais políticas públicas brasileiras, indique

  • Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF)
  • Farmácia Viva

9. Resistências e ameaças

Algo ameaça esta experiência?

  • Racismo
  • Violência de gênero (contra mulher, LGBTQIAP+fobia)
  • Agrotóxico

Há conflito(s) ambiental(is) no(s) território(s) onde essa experiência acontece?Não

11. Estratégias de Comunicação e Anexos

Que tipo(s) de ferramenta(s) utiliza para divulgar a experiência e se comunicar com os envolvidos? Whatsapp/Telegram

Quais são as restrições?Estamos na fase de construir nossa página pública