
Centro Agroecológico Paulo Kageyama
Identificação geral da experiência
Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Centro Agroecológico Paulo Kageyama
Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
O Centro Agroecológico Paulo Kageyama é uma escola de formação e produção em Agroecologia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O CAPK está localizado na cidade de Jarinu (que na língua Tupi significa “Palmeira Preta”) no interior do estado de São Paulo, há uma hora e meia da capital. Carregamos no nosso nome uma enorme responsabilidade, honrar a vida e obra do professor Paulo Kageyama, um grande cientista, amigo do MST e sempre a serviço dos povos e das florestas.
O tamanho da nossa área é de 21,6 hectares de terra, que tem sido uma grande sala de aula, onde temos a missão de compartilhar e multiplicar vivências e saberes entre as famílias camponesas assentadas e acampadas da reforma agrária, bem como dialogar com o conjunto da sociedade. Um centro de formação que tem três princípios basilares: a agroecologia, o trabalho e o estudo.
Os objetivos que orientam a nossa prática cotidiana são:
1) Ser um espaço de formação dos povos em luta em defesa da natureza;
2) Massificar a Agroecologia;
3) Produzir Alimentos Saudáveis;
4) Abastecer os nossos Espaços Nacionais do MST em SP;
5) Proporcionar espaços de formação, pesquisa e experimentação junto a nossa base e em diálogo com a sociedade.
No CAPK plantamos diversidade, com está missão, atualmente estamos implementando alguns sistemas agroflorestais em consórcio com a produção de hortaliças e frutas. Também cultivamos roças de: batata doce, macaxeira/mandioca/aipim, milho, feijão, que são destinados para abastecer os espaços nacionais do MST em São Paulo e destinados para ações de solidariedade junto da sociedade, também estamos desenvolvendo uma área para a produção de Bioinsumos, Compostagem, Casa de Sementes, Cultivo Protegido em Estufas e Viveiros.
Nosso horizonte é massificar a Agroecologia como matriz tecnológica ancestral que reproduz a vida em nosso planeta, neste sentido, realizamos cursos de formação, oficinas e vivências que estejam relacionados a esse objetivo estratégico, nossa formação também está orientada por duas dimensões pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento de um conhecimento integrador e popular: o estudo e o trabalho.
Estado da experiência:
São Paulo (SP)
Município e Estado da experiência:
Jarinu (SP)
Abrangência da experiência:
Internacional - mais de 1 país
Onde a experiência está localizada?
no meio rural
Em que ano se iniciou a experiência?
2004
A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento
A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim
A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim
Qual o foco prioritário da experiência?
Iniciativas de construção do conhecimento
Como a experiência de construção do conhecimento pode ser identificada?
Atividades de formação e capacitação
A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Outros, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional, Terra, Território e Ancestralidade
Qual outro?
queimadas
Gestão da experiência
A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário
Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es sem terra, Assentadas/os de Reforma Agrária, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Estudantes, Juventudes, Movimentos sociais
Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios
O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial
Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura
Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos
Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim
Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas
A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim
Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Lagoas, Açudes
A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim
Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc), Gestão (organização de grupos, produção do conhecimento, assessoria etc)
Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Manutenção de Reserva Legal e APP, Gestão ambientalmente adequada de resíduos sólidos secos (separação para coleta seletiva e reciclagem)
Quais são as práticas de gestão que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Engajamento da juventude e defesa das futuras gerações, Cuidados à saúde, Democratização e ampliação do acesso político de grupos minoritários a espaços de poder, Organização de grupos e comunidades
Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Sim
Como estes grupos têm atuado e quais são as principais estratégias utilizadas?
construção de brigadas ambientais da juventude Sem Terra para entendimento da questão ambiental e ação nos territórios da reforma agraria
capacitação em formação em produção agroecológica de famílias em condição de acampamentos
Políticas Públicas e financiamento
Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não
A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não
Comunicação
A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim
Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Divulgação nas redes sociais, Outros
Qual(s) outro(s)?
participação em feiras e eventos
Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Sim
Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram
Indique o link do site:
https://www.instagram.com/capk.agroecologia?utm_source=qr&igsh=MTRpMmxlMXg4bnNsaw==
Indique nome de usuário ou link do Instagram:
capk.agroecologia
Indique nome de usuário ou link do Facebook:
não se aplica
As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim
Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação
Anexos
Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://mst.org.br/2024/12/10/centro-agroecologico-paulo-kageyama-recebe-primeira-etapa-da-brigada-ambiental-da-juventude/
https://mst.org.br/2024/05/28/mst-realiza-formacao-pioneira-integrada-a-producao-agroecologica-em-sao-paulo/
https://mst.org.br/2024/07/30/recuperacao-ambiental-mst-realiza-oficina-de-enxertia-de-mudas-e-promove-o-cuidado-com-a-natureza/
Anexe fotos para representar a experiência: