Camponesas do lavrado

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Camponesas do lavrado

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
Essa é uma experiência de célula de consumo responsável desenvolvida durante a iniciativa da ANA - Agroecologia nos Municípios com mulheres agricultoras agroecológicas familiares. A ideia foi replicada do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (LACAF) em parceria com a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (ITCPES) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em 2020.
Atualmente, duas agricultoras vem fornecendo cestas de produtos orgânicos semanais a um grupo que varia de 30 a 40 pessoas em um local de partilha dentro da UFRR. A cesta contém de 8 a 9 itens entre legumes, verduras, panc's, frutas e ervas. Tudo de acordo com a disponibilidade e a sazonalidade da região.

Estado da experiência:
Roraima (RR)

Município e Estado da experiência:
Boa Vista (RR)

Abrangência da experiência:
Municipal - 1 município

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2020

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Sim

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Produção e beneficiamento

Qual o destino da produção?
Comercialização

Quais as principais formas de comercialização?
Feira, Grupos de consumo e CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), PAA, PNAE

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Campesinato, Povos, Comunidades Tradicionais e outros modos de vida, Construção social de Mercados, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Mulheres e Feminismos

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Associativa/Cooperativa

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desertificação, Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Desaparecimento de espécies e variedades animais nativas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Aumento de doença nos humanos (cardíacas, diminuição de imunidade, adoecimento mental), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 10 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Não

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Compostagem, Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de matérias, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais, Produção de artigos acadêmicos

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, Feiras

Indique o link do site:
não tem

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
@camponesasdolavrado

Indique nome de usuário ou link do Facebook:
não tem

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência

Anexos

Anexe projetos, trabalhos científicos, divulgação ou outros documentos que achar importante.

Coletivo de Consumidores Responsáveis Camponesas do Lavrado: ação agroecológica aproximando quem produz de quem consome em Boa Vista, Roraima

Anexe fotos para representar a experiência:

CCR

CCR Visita