Campanha Campo e Favela Dando as Mãos Contra a Fome

Usuário de submissão:
cadastrorj

Nome da experiência:
Campanha Campo e Favela Dando as Mãos Contra a Fome

Município e estado de localização:
Rio de Janeiro (RJ)

A qual região do estado do Rio de Janeiro a experiência pertence?
Metropolitana

Descrição básica, destacando as ações que compõem a experiência.
#

A
Campanha “Campanha Campo e Favela de Mãos Dadas Contra o Coronavírus e a Fome”,
mobilizada pela Rede Ecológica, teve início em 2020, durante a pandemia,
visando reduzir os agravos gerados como consequência da grave crise que assolou
a vida de muitas famílias, em especial as de maior vulnerabilidade. A arrecadação de recursos teve como fonte os
próprios cestantes da rede ecológica, que é um movimento social que visa fomentar o consumo ético, solidário ecológico,baseado na
autogestão, onde as compras coletivas são uma modalidade de consumo consciente,
a partir de uma relação direta com pequenos produtores agroecológicos,
fomentando a economia solidária e a
agricultura no campo e na cidade. Outras fontes para manter a campanha
foram alguns parceiros externos e, logo no início, também aprovamos um projeto no edital da Fiocruz. A campanha apoiou famílias
acompanhadas por instituições e movimentos comunitários parceiros em 7 territórios -CEM
– Serra da Misericórdia - Penha / Coletivo Rua Solidária – Centro e Zona Norte, FAG – Fundação Angélica Goulart – Pedra de Guaratiba (Zona Oeste Rio),SIM! Eu Sou do Meio – Belford Roxo (Baixada
Fluminense),CAC Centro de Atividades
Comunitárias - São João de Meriti (Baixada), MST Assentamento Terra Prometida , PDS Osvaldo de Oliveira - Macaé e Teia de Mulheres da Zona Oeste.

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A
campanha tem aspectos e objetivos centrais pautados na segurança e soberania
alimentar. Quem tem fome tem pressa, sabemos disso! E foi possível atender
muitas centenas de famílias através das
cestas agroecológicas, que também apoiou o escoamento de produtos dos
agricultores locais, privados de realizar suas vendas nas feiras, por
exemplo. De uma ponta a outra do ciclo
alimentar, a campanha apoiou pequenos produtores e famílias em vulnerabilidade,
que além de receber comida de verdade, teve acesso a ações educativas, com
distribuição de receitas saudáveis, oficinas de plantios em quintais, como
plantar e utilizar as PANCs, autocuidado e acolhimento em um tempo de tamanhas
privações, não só materiais, mas também
emocionais.Em
2020, primeiro ano da campanha (de abril a dezembro/2020) a Campanha doou 3 mil
cestas agroecológicas. Em 2021 foram
doadas 4.475 cestas.

Abrangência de atuação:
Estadual - 5 ou mais municípios

A experiência está sendo desenvolvida principalmente:
articula o rural e o urbano no contexto Metropolitano

Ano de início da experiência:
2019

A experiência está em atividade?
Sim

Como poderia ser caracterizada a continuidade das ações promovidas pela experiência?
Teve que paralisar em algum momento suas atividades, que foram retomadas depois, mas as atividades sofreram modificações significativas.

A experiência faz parte de alguma organização?
Sim

Faz parte de alguma rede?
Sim

Qual(is) rede(s)?
Outra

Qual outra rede?
Rede Ecológica - coordenadora da campanha

Qual a categoria da experiência?
Outra, Garantia de acesso a alimentos (enfrentamento à fome), Consumo e gastronomia

Qual outra categoria?
alimentação e saúde - ação educativa / oficinas de plantios nos quintais e autocuidado

Como a experiência de acesso a alimentos pode ser identificada?
Distribuição de marmitas/cestas

A gestão da experiência é feita de que forma?
Coletiva/Comunitária

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual gênero?
Mulheres (Cis/Trans)

A gestão da experiência é feita, majoritariamente, por qual grupo racial?
Negros

Quais recursos possuem gestão coletiva na experiência?
Projetos coletivos (se acompanhamento dessa gestão for efetivamente feito pelo grupo), Espaço coletivo para desenvolvimento de práticas e atividades relacionadas à experiência

Qual(is) outro(s) recursos?
Trabalho dos voluntários Rede ecológica nos territórios apoiados e na gestão da campanha. Trabalho dos profissionais das instituições parceiras nos territórios apoiados. Recurso financeiro gerado em arrecadação interna, com cestantes participantes da rede Recurso financeiro gerado com parceiros externos

Quais são as identidades dos sujeitos da experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Agricultoras/es sem terra, Agricultoras/es Urbanas/os, Assentadas/os de Reforma Agrária, Consumidoras/es, Educadoras/es e professoras/es, Integrantes de ONGs e profissionais autônomos, Movimentos sociais

Quantas pessoas compõem ou fazem parte da experiência?
entre 21 e 50

Quantas pessoas a experiência beneficia diretamente?
501 a 1000

Quais os principais temas da experiência?
Agricultura Urbana e Periurbana, Agrotóxicos e Transgênicos, Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Sim

Que tipo de financiamento?
Público (relacionado a políticas públicas e/ou emendas parlamentares), Privado (Pessoas físicas), Outro

Qual outro financiamento?
edital de projetos FIOCRUZ / Conselho Regional da Bretanha-França

Quais foram os financiamentos públicos, quem financiou (qual/is órgãos da administração pública e/ou parlamentares, no caso de emendas) e qual o valor financiado?
Edital Fiocruz - Projetos emergenciais de apoio as consequências da Covid 19- R$42.741,00

Quais foram os financiamentos privados, quem financiou e qual o valor financiado?
Doações de pessoas físicas- cestantes e amigos da Rede Ecológica

Quais outros recursos foram envolvidos no desenvolvimento da experiência? (Ex: recurso financeiro, trabalho voluntário, cessão de espaço, doação de ferramentas e insumos, etc.):
Trabalho dos voluntários Rede ecológica nos territórios apoiados e na gestão da campanha.

Trabalho dos profissionais das instituições parceiras nos territórios apoiados.

Recurso financeiro gerado em arrecadação interna, com cestantes participantes da rede

Recurso financeiro gerado com parceiros externos

A experiência enfrentou algum tipo de descontinuidade em termos de financiamento, considerando o planejamento inicialmente estabelecido?
Sim

Descreva mais sobre a descontinuidade do financiamento.
Manter as doações dos cestantes da rede ecologica por tempo mais longo é um desafio constante.

E-mail institucional:
projetossociais.rede@gmail.com/ rede.financas@gmail.com

Site na internet:
http://redeecologicario.org/

YouTube:
@redeecologica7323

Escolha uma foto para divulgação:

Anexos:

Links:

https://drive.google.com/drive/folders/14tw3gRSFFM8BjL71pwjlEHoDcxK_W2X5

https://www.youtube.com/watch?v=EGP4Ig0bYOQ