Caipora Agroecologia - Arte-educação Socioambiental

Identificação geral da experiência

Qual é o nome da experiência que está sendo cadastrada aqui?
Caipora Agroecologia - Arte-educação Socioambiental

Descreva brevemente a experiência, destacando as ações que realizam.
É um programa permanente da Caipora Comunidade Rural, autônomo e auto-gestado coletivamente, de formação para todas as idades, através da arte-educação socioambiental, que envolve o cultivo agroecológico, práticas permaculturais, residência artística e apresentações culturais temáticas.

Estado da experiência:
Minas Gerais (MG)

Município e Estado da experiência:
Uberlândia (MG)

Abrangência da experiência:
Local (bairro/comunidade ou similar)

Onde a experiência está localizada?
no meio rural

Em que ano se iniciou a experiência?
2015

A experiência está ativa?
Sim, está em desenvolvimento

A experiência está vinculada a alguma(s) organização(ões)?
Não

A experiência está vinculada a alguma(s) rede(s)?
Sim

Qual o foco prioritário da experiência?
Conservação da agrobiodiversidade (banco de sementes e viveiros)

A experiência pode ser associada a quais temas?
Alimento, Segurança e Soberania Alimentar, Arte, Cultura e Comunicação, Economia Solidária e outras economias, Educação e Construção do Conhecimento Agroecológico, Juventudes, Manejo dos Agroecossistemas, Mulheres e Feminismos, Práticas de Cuidado em Saúde e Medicina Tradicional

Gestão da experiência

A gestão da experiência é feita de que forma?
Comunitária

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Igualitário

A gestão da experiência é feita, principalmente, por:
Pardos

Quais os sujeitos envolvidos na experiência?
Agricultoras/es Familiares e Camponesas/es, Apicultoras/es e meliponicultoras/es, Crianças, Educadoras/es e professoras/es, Juventudes, Neorrurais

Percepções sobre as mudanças climáticas nos territórios

O tema das mudanças climáticas tem sido abordado no território por redes, organizações e outros grupos?
Sim, de forma inicial

Como a experiência percebe os impactos das mudanças climáticas no território?
Diminuição da produção, Diminuição das chuvas, Alteração no calendário de chuvas, Diminuição da disponibilidade hídrica, Aumento da temperatura, Alteração nas estações (prolongamento/diminuição das estações), Desaparecimento de espécies e variedades vegetais nativas, Aumento de doenças nas plantas (moscas, protozoários, fungos etc), Piora na qualidade do ar

Desde quando essas mudanças vêm sendo percebidas com mais intensidade?
Há 5 anos

Há sujeitos que intensificam os impactos das mudanças climáticas no seu território?
Sim

Agroecologia e enfrentamento às mudanças climáticas

A experiência envolve a gestão coletiva de bens comuns da natureza?
Sim

Quais bens comuns da natureza?
Terra/solo, Água, Sementes, Matas, Rios, Campos e várzeas

A experiência desenvolve práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Sim

Essas práticas são de qual categoria?
Manejo (cisterna, reflorestamento, compostagem etc)

Quais são as práticas de manejo que a experiência desenvolve para enfrentar os impactos das mudanças climáticas?
Barraginhas ou caixas de contenção de enxurradas (caixas secas), Bioágua, Diversificação de sistemas produtivos (roças, SAFs, hortas, roçados, quintais e outros), Manejo de solo, Manejo da água, Fogões ecológicos, Fossa bananeira, Compostagem, Tratamentos ecológicos de esgoto doméstico (biofossas, fossa ecológica, círculo de bananeira etc), Conservação do solo, Diversificação e consórcio de culturas, Cisternas e captação de água de chuva, Plantio de árvores e reflorestamento, Produção de alimentos saudáveis, Salvaguarda de sementes, Manutenção de Reserva Legal e APP

Na experiência há algum grupo atuando como protagonista no enfrentamento às mudanças climáticas? (ex. mulheres, jovens, idosos, pessoas negras, grupos sociais etc):
Não

Políticas Públicas e financiamento

Essa experiência acessou ou acessa alguma política pública?
Não

A experiência teve algum tipo de financiamento?
Não

Comunicação

A experiência conta ou contou com estratégia de comunicação?
Sim

Qual(is) ação(ões) ou produto(s) de comunicação foi(ram) desenvolvido(s)?
Estratégia corpo-a-corpo de comunicação, Produção de cartaz, folder ou banner, Produção de vídeos, Divulgação nas redes sociais

Para desenvolver as ações ou produtos de comunicação relacionados à experiência, a organização/rede conta (contou) com algum profissional de comunicação?
Não

Quais os principais canais de comunicação usados para divulgar a iniciativa?
Instagram, Whatsapp, YouTube, Feiras, Reuniões nas comunidades

Indique o link do site:
não temos site

Indique nome de usuário ou link do Instagram:
https://www.instagram.com/caiporacomunidaderural?igsh=ZnE1YTk2anAxZmVw

Indique o link do YouTube:
https://www.youtube.com/@caiporacomunidaderural6770

As ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Sim

Como as ações/produtos de comunicação contribuem (contribuíram) para o desenvolvimento da iniciativa?
Ajuda (ou ajudou) a mobilizar mais agricultoras/es para participar da iniciativa, Favorece (ou favoreceu) a divulgação dos impactos positivos da agroecologia no enfrentamento à emergência climática, Apoia (ou apoiou) os processos de construção de conhecimentos relacionados aos temas da experiência, Combate (ou combateu) à desinformação

Anexos

Disponibilize links de materiais relacionados à experiência, considere principalmente materiais que apresentam a relação entre a experiência e as mudanças climáticas.
https://youtu.be/2LbhBFhLrv4?si=kmMLVuDJYysTsYXE

https://youtu.be/g9IbfnUXcZA?si=Wy2JFvrjSJkOZNln

https://youtu.be/ZDz8Xt9aTg4?si=vpY-Jau18H4piy1j

https://youtu.be/-8KD8CW6KHQ?si=l4s9H5Nf6LFGvzRc

https://www.instagram.com/tv/CLer1CJn1D0/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MThiNGNuam5hNW8zOA==

As fotos podemos inserir posteriormente, pois não as tenho agora.